sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Associações apoiam Horácio Antunes sem ouvir os clubes filiados

O apoio ao candidato único à presidência da Federação Portuguesa de Futebol é generalizado. No entanto, há clubes nos Açores que se sentem colocados à margem do processo por não terem sido ouvidos.
As associações de futebol dos Açores – Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Horta – apoiam a candidatura de Horácio Antunes à presidência da Federação Portuguesa de Futebol mas tornaram público o apoio sem consultar os clubes seus filiados, facto que, apuramos, causou melindre em alguns quadrantes.
Nem todos os clubes dos Açores se revêem no candidato único às eleições de 5 de Fevereiro próximo e questionam, até, a legitimidade das associações em assumirem em posição sem consultarem as instituições que representam. Há quem afirme nem conhecer o candidato Horácio Antunes mas por receio de represálias preferiu manter-se no anonimato.
Não existindo consenso entre os clubes dos Açores no que concerne ao apoio ao único candidato a sufrágio na Federação Portuguesa de Futebol, esse consenso existe entre as associações que os representam e estas não sentiram necessidade de consultar os emblemas.
O presidente da Associação de Futebol de Ponta Delgada, Auditon Moniz, é taxativo. «Não ouvimos os clubes nesta matéria por uma razão lógica: não sabemos ainda se vai haver eleições e se antes delas os estatutos serão, ou não, alterados. No momento actual regemo-nos pelos estatutos em vigor mas se forem alterados aí teremos que consultar os clubes», explicou.
As dúvidas prendem-se com o facto de para o próximo dia 29 estar marcada uma reunião da comissão delegada e desta é que vão sair as directrizes gerais que as associações de todo o país deverão seguir. Auditon Moniz aguarda mas até lá tem decisão tomada. «Apoiamos o Horácio Antunes porque é o único candidato e sempre defendemos que o presidente deveria sair do seio das associações».
Opinião convergente tem Nuno Maciel, presidente da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo, que também não auscultou os clubes filiados para manifestar apoio a Horácio Antunes. «Pelas conversas informais que tivemos sentimo-nos legitimados a apoiar a única candidatura que apareceu ao acto eleitoral», referiu.
E foi mais longe: «Não sentimos necessidade de realizar uma assembleia geral para sermos mandatados pelos clubes no apoio a Horácio Antunes porque já estamos mandatados por eles para dirigir a associação», vincou.
Nuno Maciel recordou, inclusive, que «fomos das primeiras associações a apoiar esta candidatura porque pensamos ser necessária uma mudança e o Horácio Antunes encarna esse espírito, encarna a intenção de colocar maior rigor, transparência e presença nos destinos da federação».


Como sempre as Associações no seu melhor pela NEGATIVA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...