A vigilância do Espaço Aéreo Nacional
A segurança do espaço aéreo nacional, responsabilidade atribuída à Força Aérea no âmbito da defesa militar da República, é assegurada diariamente em elevado estado de prontidão e operação pelo Sistema de Defesa Aérea Nacional, composto pelo Centro de Relato e Controlo (CRC), Estações Radar e meios aéreos, caças interceptores, os F-16 “Fighting Falcon”.
Através dos sistemas radar que a Força Aérea dispõe e que se constituem como uma ferramenta imprescindível para a detecção, conduta e intercepção de toda a actividade que ocorre no espaço aéreo sob responsabilidade nacional, o CRC consegue assegurar a vigilância aérea e o controlo dos meios de defesa aérea atribuídos, fazendo face às prementes ameaças que consistem na utilização de aeronaves civis, como arma para efectuar ataques terroristas ou inclusive para potenciar o crime organizado transnacional.
Não só lhe está atribuída esta missão, como também presta assistência a aeronaves em situação de emergência e colabora em missões de interesse nacional.
É com este Sistema de Defesa Aérea, que possui uma capacidade de dissuasão bastante eficaz e aliado a outros sistemas de defesa, que Portugal continua a assegurar a sua soberania, a sua independência e integridade territorial. (Veja o Video).
Fonte: Força Aérea Portuguesa
Sem comentários:
Enviar um comentário