sexta-feira, 30 de setembro de 2011

11 de Dezembro de 1999 - Ilha de São Jorge
ATP British Aerospace
 
Data: 11 de Dezembro de 1999
Horário: 10:18
Tipo: ATP British Aerospace
Operador: SATA Air Açores
Registro: CS-TGM C / n / msn: 2030
Primeiro vôo: 1990 Total de horas fuselagem: 11305
Ciclos: 23.584
Motores: dois motores Pratt & Whitney Canada PW126
Tripulação: 4
Passageiros: 31
Total de mortos: 35
Localização: Ilha de São Jorge, Açores (Portugal)
Fase: Em rota (ENR)
Natureza: Vôo doméstico
Partida do aeroporto: Ponta Delgada-Aeroporto João Paulo II, Açores (PDL) (PDL / LPPD), Portugal
Destino do aeroporto: Aeroporto da Horta (HOR) (HOR / LPHR), Portugal

O vôo 530 da SATA partiu de Ponta Delgada (S. Miguel) a cerca de 09:30 um vôo para a Horta (Faial). O tempo na do vôo rota foi afetado por um sistema frontal com cumulonimbus dispersos, aguaceiros fortes, turbulências e ventos fortes de sudoeste, de modo a tripulação decidiu alterar seu plano de vôo, optando por uma rota que incluía descida abordagem sobre o canal entre as ilhas do Pico e São Jorge para interceptar o 250 º VOR / VFL Horta radial. Inicialmente a torre da Horta abriu o vôo para FL100. A tripulação solicitou a descida para 5000 pés com a instrução de manter contato visual com a ilha do Pico. Durante a descida foram encontrados forte chuva e turbulência. Sete minutos após o início da descida, o ATP voou na encosta norte da montanha do Pico da Esperança (1067m de altura) na Ilha de São Jorge no IMC. GPWS alertou a tripulação 17 segundo antes do impacto.

CAUSAS:
A Comissão de Investigação determinou que as causas para a ocorrência do acidente foram:
- Não respeito pela altitude de segurança - a colisão ocorre em rota, em voo controlado contra o terreno;
- Navegação estimada imprecisa;
- Não utilização correcta do radar de tempo, como facilidade adicional de navegação;
- Falta de verificação cruzada das indicações do rádio altímetro e dos altímetros barométricos.
Narrativa:

FACTORES CONTRIBUTIVOS:
- As condições meteorológicas na área do acidente;
- Inexistência de meios autónomos de navegação a bordo da aeronave, que pudessem determinar a sua posição com maior precisão;



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