01-11-1994 às 18:25 h - Pico da Barrosa – Ilha de São Miguel
Descrição:
A testemunha encontrava-se no rés-do-chão de sua residência, acabara de ver o telejornal do canal 1 na RTP/Açores, por qualquer motivo foi ao 1º andar (da sua residência é visível a Serra da Barrosa a uma distância em linha recta ± 10 km, com uma altitude de 949 metros).
Chegou junto de uma das janelas e olhou na direcção da Serra da Barrosa, imediatamente a sua atenção foi para dois pontos luminosos em frente à referida Serra.
Estava a escurecer, mas as condições atmosféricas eram boas, céu limpo, vento fraco e sem Como estava a escurecer era visível algumas estrelas, mas a curiosidade chamou-lhe a atenção, porque eram maiores e mais brilhantes que as restantes estrelas no céu e tinham movimento, pois estavam cada vez mais próximas.
Julgou tratar-se de duas aeronave em voo de formação, porque os dois objectos luminosos voavam à mesma altura e em diagonal.
A sua direcção de voo era Sueste -Noroeste, quando os viu pela primeira vez calculou a sua distância em ± 4 km e uma altitude entre os 1000 a 1500 metros, quando se encontravam ± 2,5 km da testemunha o objecto que vinha mais atrás partiu na direcção Norte (Ribeira Grande) o outro continuou na mesma direcção (Noroeste).
A velocidade não era muito rápida, velocidade duma aeronave???
Quando o objecto passou no ponto mais próximo da testemunha ± 1,5 km de distância, observou apenas 4 luzes vermelhas em linha e uma de cor clara no meio que piscava.
Como o vento fraco era do quadrante Norte e a testemunha estava virada contra o vento, mesmo assim a testemunha não ouviu qualquer ruído na sua passagem era completamente silencioso.
Não foi possível ver a sua configuração, porque já estava escuro e perdeu o contacto visual nesta passagem mais próxima devido aos obstáculos físicos do local (árvores e casas).
Eram 18 horas e 27 minutos a observação durara 2 minutos. Como curiosidade pessoal cerca das 18 horas e 45 minutos houve um corte de energia na zona que durou entre 30 a 40 minutos.
Nota: A testemunha continua com muitas dúvidas sobre o sucedido, era ou não algo estranho ou alguma aeronave mas era silencioso!
Fonte: http://insolito.no.sapo.pt/
26 - 02-1982 às 05:25 h – Aeroporto – Ilha Graciosa
Cerca das 05horas e 25 minutos, foi observado no céu da ilha Graciosa um Objecto Voador Não Identificado (OVNI).
Com efeito, em conformidade com inquérito levado acabo pelo Centro Meteorológico da Graciosa, o objecto deslocava-se sem ruído, iluminou a pista do aeroporto e afastou-se. Foram testemunhas oculares o guarda da PSP em serviço no referido aeroporto, um outro guarda que se encontrava nas proximidades e o dono do restaurante local. O nosso jornal contactou o posto policial de Santa Cruz, tendo-nos dito que não foi possível identificar a forma e a natureza do objecto luminoso; apenas verificaram durante segundos um clarão, que iluminou o aeroporto. O objecto apareceu a altura relativamente baixa.
Mais tarde, por cerca das 8 horas, e não obstante a luz do dia, foi visto a uma distância muito grande um foco luminoso, parecendo-se com uma estrela, presumindo-se que fosse o referido o objecto.
Fonte: «Jornal Correio dos Açores» de 27.02.1982
Sem comentários:
Enviar um comentário