segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Atlântida desaparece novamente... mas desta vez é tudo graças ao Google
Atualizada às 11:41 em 6 de fevereiro de 2012
Depois de três anos, mapa Google Earth finalmente foi atualizado para remover um padrão semelhante que provocou rumores de que a cidade subaquática de Atlântida tinha sido encontrada.

A emocionante 'não-descoberta' foi feita em 2009 quando internautas avistou uma grande grade no fundo oceânico que parecia impressionantemente com a fabulosa cidade. Google foi rápido para explicar que a deturpação foi causada pela sobreposição de conjuntos de dados e não tinham sido encontrados Atlantis, mas o mapa permaneceu - até agora.

Nesta semana, o Google anunciou que para marcar o terceiro aniversário do Google Earth, tinha lançado uma atualização importante que promete dar aos usuários um 'modo de exibição mais claro' paisagem subterrânea da terra.

Antes: Google deu aos usuários uma falsa esperança no seu mapeamento de 2009, que sugeriu que a cidade perdida de Atlântida tinha sido encontrada

Depois: Google Earth atualizou seu mapa, removeu o mistério da Atlântida e dá um 'modo de exibição mais claro' da paisagem subterrânea da Terra.
A nova atualização, conhecida como batimetria, é o produto de colaboração do Google com Scripps Institution of Oceanography, a National Oceanic e Atmospheric Administration (NOAA), da Marinha dos Estados Unidos, NGA e GEBCO (juntamente com a contribuição de outras organizações) que promete 'uma visão maisprecisa do fundo oceânico até à data."do Google

A versão original do oceano de Google era um mapa de protótipo recém-desenvolvido que tinha alta resolução mas também continha milhares de erros relacionados aos dados arquivados do original, "disse David Sandwell, um geofísico de Scripps, num comunicado.

«Estudantes de graduação da UCSD passaram os últimos três anos, identificando e corrigindo os erros como adicionar todos os dados de Ecossonda arquivados no centro nacional de dados geofísicos em Boulder, Colorado.»

A mais recente versão do Google Earth inclui imagens mais precisas em várias áreas-chave do Oceano utilizando dados recolhidos por cruzeiros de investigação nos últimos três anos.
Mapa do Google agora coincide com o mapa utilizado na Comunidade de investigação, que o programa Google Earth faz muito mais útil como uma ferramenta para o planejamento de cruzeiros para áreas desconhecidas,"acrescentou Sandwell.
Durante séculos a história da Atlântida tem captado a imaginação - uma fabulosa cidade de grande beleza, cultura e riqueza que de repente foi engolida pelo oceano.
 
Descoberto: O sistema de grade foi encontrado numa área conhecida como o plano Abissal da Madeira, ao largo da Costa de Marrocos
A sua localização - ou, pelo menos, a origem da lenda - permaneceu um mistério. Foi realmente no Mediterrâneo e não no Atlântico?
Alguns dizem que suas ruínas sob as águas ao largo da costa da Cornualha. Outros dizem que encontraram no mar Negro.
A imagem - descoberta na ferramenta de mapeamento de internet Google Earth - é uma área do Atlântico há muito tempo considerado como um local possível para a localização da cidade. 

Mistério: Durante séculos a história lendária de Atlântida tem captado a imaginação
 Para obter as imagens mais claras, porém, Google teve que fugir da tecnologia baseada em terra e dependem de 'medições de nave espacial de saliências e depressões na superfície do oceano.'
Google Ocean também está se tornando cada vez mais preciso. O programa tem agora 15 por cento de sua imagem de fundo oceânico retirado de sondagens maritimas com uma resolução de cerca de 0,6 (1 km).

Fonte:
Leia mais:
http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-2096928/Google-Earth-removes-gridlike-pattern-sparked-lost-city-Atlantis-rumours-map.html#ixzz1ldu1rMW7

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...