sábado, 24 de março de 2012

GUERRA COLONIAL - O Helicóptero PUMA SA 330 na Guerra em África

Produzido pela Aerospacial (França) como helicóptero médio com capacidade para voar com todo o tempo. Estava equipado com 2 turbinas Turbomeca com 1.900 cv de potência, tinha um peso máximo à descolagem de 3.770 kg e uma velocidade máxima de 258 km/hora, possuindo uma autonomia de 5 horas. Podia ser equipado com armamento, 1 canhão de 20 mm, 2 metralhadoras coaxiais de 7,62 mm ou mísseis.
A tripulação era constituída por dois pilotos podendo transportar 15/18 passageiros militares com o respectivo equipamento individual.
Dadas as limitações de voo e de transporte de militares em operações do Al III tornou-se imperioso dotar a FAP com helicópteros de maiores dimensões e sem as restrições dos Al III. O facto de ter dois motores e equipamento de voo e navegação para todo o tempo conferia-lhe uma inegável vantagem que era potenciada pela larga experiência operacional dos pilotos portugueses que tinham voado o Al III, pelo que o SA 330 Puma desempenhou uma notável actividade nos teatros de operações de Angola e de Moçambique.
Portugal adquiriu 13 Pumas em 1970, tendo sido retirados de serviço em finais de 2006 e substituídos pelos EH-101 Merlin.
Equipou a Esquadra 94 da BA 9 em Luanda, o AB 7 em Tete (Moçambique), a BA 6 no Montijo e a BA 4 nas Lajes, Açores. As suas principais missões eram o transporte operacional de militares, transporte de carga e apoio logístico, evacuações sanitárias e busca e salvamento. Para o efeito, para além da capacidade de transporte de passageiros e carga, possuía um guincho para recolha de pessoas a partir do chão ou do mar, radar ORB – 31 e piloto automático que lhe permitia fazer estacionário automaticamente.
Aérospatiale SA-330 Puma
O Aérospatiale Puma é um helicóptero originalmente construído pela Aérospatiale, na França. Também é conhecido por SA-330.
Portugal
Em 1970, a Força Aérea Portuguesa adquiriu 13 Pumas, devido à necessidade de maior capacidade de transporte durante a Guerra do Ultramar - 18/20 homens, um número bastante superior aos 5 passageiros possíveis com os Alouette III, o que aumentou significativamente a mobilidade do Exército Português. Seis unidades destinaram-se aos conflitos em Moçambique. Foram intensivamente utilizados pelas Forças Especiais em Angola, nomeadamente na intersecção de colunas de guerrilheiros vindos das fronteiras do Congo e da Zâmbia, servindo também na evacuação sanitária e apoio logístico.
O primeiro voo operacional do Puma foi a 23 de outubro de 1970, em missão de transporte de manobra (TMAN), em Santa Eulália, no norte de Angola.
Os "Puma" foram alvo de três actualizações desde do fim da guerra em África:
Transformação em aparelho SAR com a introdução do radar Omera ORB-31.
Portugal foi o único país a equipar o SA-330 com o radar ORB-31. Este radar possui a capacidade, tal como o ORB-31D, para lançar e guiar mísseis
Exocet.
Equipamentos autónomos de navegação e estacionário automático.
Novos motores Makila.
O "Puma" foi retirado oficialmente do serviço, no território continental de Portugal, a 3 de fevereiro de 2006, no mesmo dia em que as primeiras unidades do seu sucessor (EH-101 Merlin) entraram ao serviço em missões de Busca e Salvamento, ao serviço da Esquadra 751. Até final de novembro de 2006 alguns dos "Puma" continuam ao serviço na Base Aérea das Lajes, momento a partir do qual os (EH-101 Merlin) os substiturão em missões operacionais.
Em 24 de setembro de 2008 os Pumas foram reactivados para a missão anteriormente desempenhada pela Esquadra 711 reabilitando-se quatro helicópteros na também reactivada Esquadra 752 "PUMAS".
Entre 1970 e 2009 as esquadras da Força Aérea Portuguesa que utilizaram este Pumas foram as seguintes:
Esquadra 94 - baseada em Luanda (Angola)
Esquadra 703 - baseada em Tete (Moçambique)
Esquadra 751 - baseada no Montijo
Esquadra 752 - baseada nas Lajes (Açores)
Esquadra 711 - baseada nas Lajes (Açores)
Esquadra 752 - baseada nas Lajes (Açores)

3 comentários:

  1. Dois links....

    http://walkarounds-ccadf.blogspot.pt/2009/11/decorreu-no-passado-dia-24-de-setembro.html

    http://walkarounds-ccadf.blogspot.pt/2010/02/historia-do-puma-na-forca-aerea.html

    Cumprimentos
    Rui Ferreira

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  2. Os pumas estiveram na pista em Quicua e Santa Cruz no norte de Angola em 1970, ate pensei que pertenciam a base aerea do Negage, tenho fotos deles na pista em Quicua

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  3. Vejo fotos dos pumas portugueses durante a guerra colonial, ora com a cruz de Cristo e ora sem a mesma. Isso de fato ocorria ou as fotos foram retocadas? Obrigado

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