Navio romano com contrabando levantado do fundo do mar
No século III a.C. ao largo da costa do resort moderno de Marausa Lido, perto de Trapani (Sicília) naufragou um navio comercial. Seis meses atrás os cientistas levantaram o barco do fundo de 7 metros, encontrando a bordo um contrabando.
Oficialmente o navio transportava nozes, figas, azeitonas e azeite em vasos de tamanhos diferentes, mas além deles os marinheiros levaram muitos tubos terracotas do Norte da África para Roma, que na altura foram utilizados na construção para reduzir a pressão da abóbada.
O fato é que no Norte da África tais tubos custaram um quarto do que pagaram em Roma. Mas as autoridades fecharam os olhos para tal contrabando, sendo que este foi uma última oportunidade para marinheiros fazer face às despesas.
Todas as cerâmicas, incluindo contrabando, bem como vasos, estão perfeitamente preservadas. O navio foi encoberto por uma espassa camada do lodo, fazendo a construção de madeira pouco intacta. Após a restauração, que levará cerca de dois anos, os cientistas receberá o mais preservado navio romano de todos os descobertos.
Sem comentários:
Enviar um comentário