sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Cientistas espanhóis "criaram" um peixe com pernas

Através de modificação genética, conseguiram recriar um dos processos evolutivos mais importantes
Um grupo de investigadores espanhóis conseguiram reproduzir a primeira fase da saída dos vertebrados do mar para terra, criando um peixe com pernas em vez de barbatanas.
O estudo foi conduzido pelos geneticistas José Luis Gómez-Skarmeta, Fernando Casares e Renata Freitas, no Centro Andaluz de Biologia do Desenvolvimento, um centro de articulação do Conselho Nacional de Pesquisa (CSIC) da Universidade Pablo de Olavide.

Para conseguir este feito, os pesquisadores decidiram alterar o comportamento do gene HOXD13, que é muito ativo nos peixes que em quadrúpedes. Durante a experiência, o peixe-zebra ("Danio rerio") em que introduziram uma segunda cópia do genoma HOXD13.

Como resultado, os embriões dos genes alterados começaram a desenvolver membros, em vez de ossos redondos e lisos e cartilagens que não são comuns para os peixes dentro dos tecidos moles. Esta construção começou a mostrar semelhanças com pernas de um animal, e é muito provável que este seja um processo semelhante àquele pelo qual o peixe tornou-se
anfíbio à milhões de anos.

"Nós aceleramos um processo de 10 milhões de anos para fazê-lo em 24 horas", disse Fernando Casares, um dos pesquisadores, sobre os resultados da experiência.
Tradução Google
Fonte: RT News

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...