sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Testemunhas compartilham impressões do impacto de meteorito

chuva de meteoros, Chelyabinsk, Urais, Rússia

Na sexta-feira, nos Urais, foi registrada a queda de fragmentos de meteoritos. Segundo dados recentes, mais de 500 pessoas foram afetadas.

Número de afetados por meteorito ultrapassou 500 pessoas
O número de afetados pela queda do meteorito na região de Chelyabinsk subiu para 514 pessoas, informa o centro de imprensa da direção provincial do Ministério das Situações de Emergência da Rússia.
"Para o presente momento, na região (de Chelyabinsk) têm sido registrados 514 casos de pessoas afetadas, onze delas foram hospitalizadas, incluindo duas crianças. A maioria dos afetados têm contusões e cortes e, portanto, não precisam de hospitalização. Os afetados receberam os cuidados médicos necessários", diz-se num comunicado difundido pelo centro de imprensa.
***
Testemunhas compartilham impressões do impacto de meteorito
Os utilizadores da rede global, testemunhas da chuva de meteoros, escrevem sobre as impressões que o acontecido produziu neles.
"Foi como uma imagem do filme sobre o fim do mundo. É que nem sequer o esperávamos. Foi muito assustador."
"Reparei no céu quando ele estava voando e subitamente pegou fogo. Com olhos ofuscados, tive uma sensação de que estou a ponto de pegar fogo também. Senti muito calor."
Apesar de grande número de pessoas afetadas, os usuários da Internet não perdem otimismo, gracejando muito do incidente.
A piada mais popular está vinculada ao Dia dos Namorados passado: "Que romântico de Chelyabinsk (cidade russa) prometeu uma estrela do céu a sua namorada para o dia 14 de fevereiro?"
"Nos céus sobre Cheliabinsk tem começado a Copa do Mundo de Angry Birds", escreveu outro usuário.
***
Peso do meteorito caído poderia ser de "dezenas de toneladas"
O meteorito caído na região de Chelyabinsk pesava dezenas de toneladas, disse o pesquisador sênior do Observatório de Pulkovo em São Petersburgo Serguei Smirnov.
“Era uma bola de fogo muito brilhante, perfeitamente visível no céu da manhã, um objeto bastante grande com uma massa de muitas dezenas de toneladas, provavelmente,” disse Smirnov.
“Ao cair, na atmosfera, um corpo semelhante começa a quebrar-se, a cair em fragmentos, sua velocidade é medida em quilômetros por segundo,” disse Smirnov.
Ele notou que a descoberta de fragmentos do meteorito vai ajudar os cientistas a obter respostas para muitas perguntas.
***
Queda de meteorito é maquinação de americanos?
O líder do partido liberal-democrata russo, Vladimir Zhirinovsky, acredita que não houve nenhuma queda de fragmentos de meteoritos nos Urais, e que na verdade eram os americanos que estavam testando armas.
Na sexta-feira, nos Urais, foi registrada a queda de fragmentos de meteoritos.
“Não são meteoros caindo, mas são os americanos que estão testando novas armas. Kerry (Secretário de Estado dos EUA John Kerry) queria avisar na segunda-feira, procurou Lavrov (Ministro do Exterior russo, Serguei Lavrov), Lavrov está de viagem. Queria avisar que haveria uma provocação, e que ela pode tocar à Rússia também,” disse a jornalistas Zhirinovsky, conhecido por declarações ultrajantes.

***
Número de vítimas de meteorito está crescendo
Segundo dados recentes, mais de 400 pessoas foram afetadas pela queda de fragmentos de meteoritos na região de Chelyabinsk, informou o centro de imprensa do Ministério do Interior.
O estado de cinco pessoas é considerado grave.
De acordo com o Ministério do Interior, a queda de fragmentos de meteorito causou danos a prédios em seis cidades. “Neste momento, a polícia continua a acompanhar a situação e a verificar localidades para identificar novos locais de queda de fragmentos”, disseram no ministério.

***
Em Chelyabinsk esperam queda de novo meteorito
De acordo com serviços especiais, outros dois fragmentos de asteroide podem cair na região dentro de uma hora e mais perto da noite.
As pessoas são incentivadas a se abrigarem em suas casas.
Entretanto, o número de vítimas da queda do meteorito na região de Chelyabinsk aumentou para 150. A maioria das pessoas teve cortes de fragmentos de vidros partidos.

***
Medvedev: chuva de meteoros é um símbolo do Fórum Econômico de Krasnoyarsk
O primeiro-ministro russo Dmitri Medvedev reagiu à chuva de meteoros sobre os Urais.
“Colegas já notaram, sobre a região de Chelyabinsk, em Tyumen e em alguns outros lugares, houve uma chuva de meteoros. Este é mais um símbolo, talvez do nosso fórum,” disse Medvedev durante a troca de opiniões no Fórum Econômico de Krasnoyarsk.
Segundo ele, o ocorrido é “prova de que não só a economia é vulnerável, mas todo o planeta.”
***
Lampejos no céu, acompanhados por uma queda de meteoritos no solo, foram observados, em particular, nas regiões de Chelyabinsk e Sverdlovsk. Segundo departamentos regionais do Ministério das Situações de Emergência, o fenômeno natural não causou incêndios.
Segundo informaram agências de aplicação da lei, os objetos ardentes caindo do céu deixaram agitada a população local. Há relatos de fragmentos de meteoritos quebrando janelas em algumas casas.
Mais de 100 pessoas procuraram assistência médica na região de Chelyabinsk, após a queda de fragmentos de meteoritos lá, informa o centro de imprensa do Ministério do Interior.
Policiais estão trabalhando para estabelecer os locais de queda dos destroços de meteoritos. “Patrulhas reforçadas estão garantindo a ordem pública, em edifícios onde há vidros quebrados e destruição,” notaram no Ministério do Interior. Além disso, a polícia está interrogando testemunhas e documentando o incidente.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...