O planeta vermelho poderia ter abrigado vida no passado, disse a análise da amostra de rocha recolhida pelo explorador marciano Curiosity.
Ao analisar a amostra de rocha, os cientistas da NASA identificaram enxofre, nitrogénio, hidrogénio, oxigénio, fósforo e carbono, alguns dos elementos essenciais para a vida.
"A questão-chave para esta missão é descobrir se Marte pode ter tido um ambiente habitável ", disse desde Washington Michael Meyer, cientista-chefe do Programa de Exploração de Marte. "Pelo que sabemos agora, a resposta é sim", afirmou.
A amostra foi recolhida na cratera Gale, perto de onde acredita-se que existia uma rede de canais de água . O ambiente húmido, ao contrário de outras áreas que são extremamente ácidas e oxidantes, produziu condições mais amenas, onde poderiam sobreviver micróbios que existem na Terra. Os cientistas começaram a suspeitar sobre essas condições mais favoráveis quando descobriram que o material extraído do planeta vermelho, na verdade, era cinza .
"A variedade de ingredientes químicos que identificamos na amostra é impressionante e sugere emparelhamentos entre sulfatos e sulfetos que indicam uma fonte de energia química para a base de microrganismos", disse Paul Mahaffy, investigador da missão da Nasa.
Tradução Google
Fonte: RT NEWS
Sem comentários:
Enviar um comentário