RT Corbis
Com base na teoria dos ciclos longos de atividade económica, a III Guerra Mundial iria começar nos próximos 10 anos, de acordo com um erudito russo.
Nesta década, o mundo espera uma "grande instabilidade política e tecnologia" e os países que não se adaptam ao novo ciclo atrasam-se cerca de 50 anos em desenvolvimento, disse um membro da Academia de Ciências da Rússia, professor da Universidade Estatal de Moscovo (UEM) Sergey Malkov, em reunião no Conselho do presidente de Ciência e Educação da Rússia.
Um grupo de cientistas analisou os ciclos de negócios da UEM e do nível de conflitos militares nos últimos 200 anos e concluiu que esses dois fenómenos estão relacionados.
Na economia mundial capitalista moderna, ciclos longos, também chamados de ondas de Kondratiev são de flutuações cíclicas de longo prazo, entre 40 e 60, compostas de subida e descida entre 20 e 30 anos.
Durante a fase de subida, o rápido crescimento económico leva à necessidade de mudança social. No entanto, o desenvolvimento social não atingiu o ritmo económico, a abertura da fase de descida, caracterizado pela crise económica e o humor depressivo na sociedade. Isso, por sua vez, requer a reestruturação económica, política e social.
As duas guerras mundiais do século vinte mostram as fases de ondas de crise Kondratiev. A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) terminou com quatro grandes impérios (russo, austro-húngaro, otomano e alemão). A Segunda Guerra Mundial (1939-1945) é considerado o maior conflito da humanidade a envolver 61 países em que viveram 80% da população mundial. Foi a única guerra em que usamos armas nucleares .
Enquanto a Primeira Guerra Mundial pertence à chamada onda de revolução tecnológica (1880-1940), a segunda corresponde à revolução científica e tecnológica (1940-1985).
Os defensores da teoria dos ciclos longos consideram actualmente a terminar a quinta onda da era capitalista moderna, que é a onda da revolução da informação e das telecomunicações (1985-2015). Os cientistas admitem que o próximo passo um hipotético terceiro ciclo pode envolver um terceiro conflito mundial. Alguns vêem sinais da chegada do novo ciclo na crise financeira e as tensões na península coreana.
Tradução Google
Fonte: RT
Sem comentários:
Enviar um comentário