Empresa norte-americana cedeu em 469 dos pedidos que lhe foram feitos.
A polémica em torno da entrega de dados de cibernautas às autoridades portuguesas continua. Após ter sido tornada pública a entrega de dados por parte da rede social Facebook, sabe-se agora que também a Microsoft cedeu informações.
De acordo com os dados do Law Enforcement Requests Report, em 2012, foram efetuados 548 pedidos por parte das autoridades para obtenção de dados relativos a 710 contas de Outlook, Hotmail e Messenger. Destes, a empresa norte-americana respondeu a 469, o que se traduz em 85,6% de cedências.
Estes pedidos são feitos devido à existência de suspeitas de crimes como a pedofilia ou a contrafação de cartões de crédito.
Após o pedido, a empresa avalia cada caso, desde que exista uma ordem policial ou judicial, entregando depois informações como nome, idade, naturalidade e IP (identificação do dispositivo ligado à Internet) do utilizador.
A empresa alega que, por lei, é obrigada a dar resposta aos pedidos, respeitando o máximo possível do direito à privacidade do cibernauta.
FACEBOOK PAGA MULTA DE 20 MILHÕES
O Facebook foi condenado a pagar 20 milhões de dólares (15 milhões de euros) por ter permitido a associação de dados dos seus utilizadores a conteúdos publicitários.
A empresa admitiu ainda que Portugal fez 177 pedidos de informação, entre janeiro e junho, sobre 213 utilizadores e contas. Pedidos estes que terão sido feitos com "fins de investigação criminal e de segurança nacional".
Fonte: Correio da Manhã
Sem comentários:
Enviar um comentário