O devastador terramoto de magnitude 7,7 que atingiu o Paquistão em 24 de setembro não só deixou centenas de mortos, mas também mudou o mapa do país. A nova ilha surgiu no Mar da Arábia, a um quilómetro da costa.
Os satélites da NASA gravaram a nova formação rochosa, a cerca de 250-300 metros de comprimento e 100-120 metros de largura, na Baía de Paddi Zirr. Dezenas de paquistaneses já desembarcaram na ilha, que se eleva a cerca de 20 metros acima da água.
"O que emergiu da água não é uma coisa pequena, mas algo enorme", disse à AFP um visitante, um morador da cidade vizinha de Gwadar ", é um tanto incomum, e também um pouco assustador, porque surgiu de repente algo enorme ".
A ilha apareceu cerca de 380 quilómetros do epicentro do forte terramoto num lugar onde a pesquisa por satélite em abril passado mostrou apenas a superfície do mar. foi batizada de Zalzala Island, 'a palavra árabe que significa terramoto ' .
Segundo os cientistas, a nova atração de Zir Paddi Bay é apenas uma pilha de lama, areia e rochas elevada pela pressão do gás. Um porta-voz do Serviço Geológico dos Estados Unidos, Bill Barnhart, diz que este tipo de fenómeno é favorecido pelas características do terreno local, consistindo de uma camada de areia camadas de gás lmetano, dióxido de carbono ou qualquer outro.
"Quando as ondas sísmicas (terramoto) perturbaram essa camada, disse a NASA , gases e fluidos emergiram para a superfície, empurrando pedras e lama. " Nesse sentido, previu que a ilha vai permanecer em seu local atual por cerca de um ano e depois afunda-se novamente.
Tradução Google
Fonte: RT
Sem comentários:
Enviar um comentário