quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Novas formas de vida encontradas na Antártida


Organismos encontrados no gelado Lago Hodgson

Cientistas britânicos encontraram micróbios com quase 100 mil anos e novas formas de vida num lago da Antártida.

Num estudo publicado no jornal ‘Diversity’, as equipas de investigação da British Antarctic Survey e das universidades de Borthumbria e de Edimburgo mostram a descoberta de organismos num lago gelado da Antártida.

Supõe-se que durante a Idade do Gelo, o lago Hodgson estivesse coberto por mais de 400 metros de gelo. Mas com as alterações climáticas e o degelo, que é cada vez mais comum, atualmente apenas existe uma camada de três a quatro metros de gelo.

Os cientistas foram capazes de penetrar nessa camada e chegar ao fundo do lago, com cerca de 93 metros de profundidade, onde descobriram um ambiente nada propício ao desenvolvimento de vida. No entanto, eram vários os micróbios que sobreviviam a temperaturas negativas.

Segundo o estudo publicado, os primeiros organismos descobertos tinham cerca de mil anos, mas à medida que os britânicos chegavam ao fundo do lago Hodgson a idade das formas de vida ia aumentando. Os mais antigos datam de há quase 100 mil anos.

De todos os organismos encontrados, cerca de 20% das formas de vida são desconhecidas e muitas das espécies serão completamente novas para a ciência atual.

As conclusões do trabalho destes cientistas poderão levar a novas descobertas quanto à formação de vida em condições extremas e em isolamento do resto do nosso Planeta.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...