Um grupo de astrónomos canadianos descobriram um triângulo inesperado no espaço formado pelo Sol, Urano e um grande 'Trojan', um tipo de asteróide compartilha a órbita com um planeta. Este é o primeiro "trojan" do sétimo planeta.
.
O Sol, Urano e o asteroide recém-descoberto forma um triângulo cujos lados medem 2800 milhões de quilómetros. Os autores da descoberta, da Universidade de British Columbia, estimam que o asteróide , chamado 2011 QF99, vai deixar a órbita do planeta , aproximadamente em um milhão de anos.
Segundo os pesquisadores, cujo estudo foi publicado na revista 'Space ' Esta descoberta leva a pensar que Netuno poderia ter muito mais desses asteroides do que se pensa.
"Isso nos diz algo sobre a evolução atual do sistema solar", diz Mike Alexandersen, principal autor da pesquisa. "Ao estudar o processo pelo qual os troianos estão presos temporariamente, pode entender melhor como migrar objetos nas regiões planetárias do sistema solar", acrescentou. pesquisadores acreditam que esse "cavalo de Tróia", o primeiro de Urano faz parte de uma população de asteróides muito maior. "Surpreendentemente, nosso modelo prevê que em algum momento a 3% dos objetos espalhados entre Júpiter e Netuno pode se tornar Urano ou Netuno orbital", diz Alexandersen.
Há dois anos atrás a NASA descobriu o primeiro asteroide "troiano" da terra . Ele mede 300 metros de diâmetro e foi chamado 2010 TK7.
Tradução Google
Fonte: RT
Sem comentários:
Enviar um comentário