terça-feira, 24 de setembro de 2013

Que futuro espera nossa civilização?


Avanços tecnológicos tornaram-se realidade algumas décadas atrás, nem sequer a sonhar. Mas isso levanta a questão de saber se esses avanços são realmente favoráveis ​​à civilização ou, pelo contrário, levar-nos a uma catástrofe.

O site russo publy.ru apresenta sua visão do que nos espera no futuro.

1. Catástrofe ecológica

O aumento da concentração de dióxido de carbono na atmosfera representa uma grande ameaça para o clima do nosso planeta. Se, no futuro próximo, a humanidade encontrar uma maneira de limitar significativamente as emissões de CO2 , o aumento médio de temperatura anual e desastres climáticos vão ocorrer com mais frequência, considera Ken Caldeira, especialista na atmosfera do Departamento de Ecologia Global de Instituição Carnegie. 

A natureza tornou-se um recurso essencial para melhorar a tecnologia e produção. Por esta razão, a menos que forem tomadas medidas decisivas para resolver a situação, não está claro o que vai acontecer com o nosso planeta no futuro próximo, diz o cientista.


2. Biónico

Nos últimos anos, a biologia e medicina estão a ser activamente desenvolvidas. O coração mecânico, bem como uma variedade de próteses e órgãos artificiais , contribuir para melhorar a saúde e prolongar a vida dos seres humanos. biotecnologia moderna está-se tornando mais acessível, que permite que se use mais e mais amplamente. Mas há um outro lado da moeda: a popularização da biotecnologia resultou no aumento do negócio criminoso de criar novas armas . De acordo com Seth Shostak, astrónomo do Instituto de Pesquisa de Inteligência Extraterrestre (SETI), em Mountain View, Califórnia, o principal perigo reside na chamada "biopirataria".


Sob este nome esconde uma variedade de atividades, desde o desenvolvimento de vírus mortais até a introdução de implantes cerebrais humanos para obter qualquer informação. 

3. Inteligência artificial

Mentes mais brilhantes do mundo há muito tempo, começaram a perguntar-se é possível criar máquinas inteligentes capazes de pensar como seres humanos. 


Alguns acreditam acreditam que desenvolver uma inteligência artificial não é uma utopia baseiam-se na teoria da singularidade tecnológica chegará um ponto em que o progresso tecnológico será tão rápido que os seres humanos não serão capazes de compreendê-lo, de modo que os poderes da inteligência computador vai ultrapassar o humano. 

A explicação dessa teoria apresentada na sua pesquisa o famoso inventor americano e futurista Ray Kurzweil, que disse que este limite será aprovada em 2045. No entanto, outros pesquisadores estão céticos.

4. Exploração espacial

O processo de aprendizagem ativa sobre o espaço começou há mais de meio século e está rapidamente ganhando força: o homem pousou na lua, é esperado na próxima década os humanos colonizarem Marte, e espera-se que no futuro seja organizado expedições espaciais a todo o sistema solar e além. "Um dos objetivos da exploração espacial é evacuar alguns terráqueos para outros planetas para que a humanidade não tenha de começar do zero se um desastre acontecesse na Terra" disse Steven Dick, escritor, historiador da ciência e astrónomo.


O escritor norte-americano Kim Robinson, por sua vez, sugeriu (e muitos cientistas concordam com ele) que as viagens espaciais não vão salvar a humanidade de uma possível catástrofe. Todas essas viagens podem proporcionar uma sensação de fragilidade para permitir a visualização de longe o pequeno planeta azul em que vivemos.

5. Vida em outros planetas

A busca de vida e, em particular, de vida inteligente no universo é um dos principais objetivos de todos os programas espaciais. Os cientistas e amadores querem encontrar formas de vida extraterrestres que de alguma forma se assemelham às da Terra, e até mesmo a esperança de contato com extraterrestres humanóides.


Graças às imagens de satélite fornecidas pelo Kepler, da NASA descobriram vários planetas potencialmente adequados para suportar a vida, levando a uma nova onda de rumores e especulações sobre civilizações extraterrestres, também o Instituto SETI à anos que descodifica os sinais recebidos pelo radio telescópio Observatório de Arecibo (Porto Rico).

Tradução Google

Fonte: RT
.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...