quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Um buraco negro estourou à dois milhões de anos: o "dragão adormecido" pode ressuscitar


Durante décadas, os astrónomos têm sido incapazes de compreender a inatividade do buraco negro no centro da nossa galáxia. Novas evidências sugerem que o 'dragão adormecido' estourou à 2 milhões de anos e que no próximo ano pode ser ativado.

Os astrónomos dizem que o chamado " buraco negro super massivo ' explodiu à dois milhões de anos, e que a explosão foi tão forte que produziu uma nuvem luminosa de 200.000 anos-luz. .

Anteriormente, a comunidade científica suspeitava que este evento cósmico tivesse ocorrido, mas até agora não tinha sido capaz de determinar quando isso havia acontecido. 

A descoberta é a confirmação de que os buracos negros podem emitir luz. O tempo de ruptura é o mais leve, então, gradualmente, tornar-se menos brilho para fora completamente. Este processo ocorre em períodos muito curtos de tempo do ponto de vista cósmico . 

"Agora nós sabemos que este 'dragão adormecido', tem uma massa quatro milhões de vezes a do Sol, acordou e deu um brilho de 100 milhões de vezes mais poderoso do que  pode emitir atualmente", disse o professor Joss Bland-Hawthorn, principal autor do estudo publicado na revista Astrophysical Journal

Professor Bland-Hawthorn, da Universidade de Sydney, na Austrália, Estima que um fenómeno semelhante poderia acontecer de novo. "Há um grande número de estrelas e nuvens de gás que poderiam cair no disco quente em torno do buraco negro", disse o especialista. 

Especificamente, disse que, como antecipam os astrónomos  de todo o mundo, no início do próximo ano, a nuvem de gás chamado 'G2' pode cair no buraco negro, causando um pequeno "fogos de artifício" no cosmos. Simulação luz emitida por um buraco negro depois de uma explosão 

Simulação da luz que emite um buraco negro depois duma explosão.


Tradução Google

Fonte: RT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...