Uma nova tempestade magnética atingiu a Terra, de acordo com dados das estações magnéticas nas regiões polares. Os cientistas dizem que a causa do fenómeno reside na ejeção de massa coronal, uma nuvem de plasma ejetadas pelo Sol.
Os especialistas do Instituto de Geofísica Aplicada russo Hidrometeorologia e colegas do National Oceanic and Atmospheric Agency EUA (NOAA, sigla em Inglês) estimaram o índice Kp de perturbações geomagnéticas atingiu um valor de 5, o nível mínimo para qualificar o fato de tempestade magnética .
Os cientistas acreditam que a causa destes distúrbios foi o fluxo do vento solar partículas de alta velocidade a partir do buraco na corona do Sol, o que fez flutuar a magnetosfera da Terra.
Segundo os cientistas do Instituto de Física da Academia de Ciências da Rússia, o pico da tempestade magnética na Terra será registado na quarta-feira 9 de Outubro. No entanto, os especialistas prevêem que 10 e 11 de Outubro a magnetosfera do planeta também será perturbada, mas que até o final desta semana a situação se normalizar.
As fortes tempestades magnéticas podem afetar sistemas de energia e sistemas de telecomunicações na Terra e causar auroras. Algumas pessoas toleram mal este fenómeno e podem sofrer dores de cabeça ou um aumento da pressão arterial.
Tradução Google
Fonte: RT
Sem comentários:
Enviar um comentário