terça-feira, 29 de outubro de 2013

Asteróide do tamanho de prédio de 8 andares passará hoje entre a Terra e a Lua

29/10/13 - Estima-se que haja mais de 1 milhão de objetos com esse tamanho próximos da Terra, porém, menos de 1% foram detectados até hoje.

Uma rocha espacial com tamanho aproximado de um prédio de 8 andares irá passar hoje (29 de Outubro) entre a Terra e a Lua, informou o Programa de Monitoramento de Objetos Próximos da Terra da NASA, com base em Pasadena, Califórnia.

O asteróide chamado 2013 UV3 foi observado pela primeira vez no dia 25 de Outubro, de acordo com dados do JPL. A trajetória do asteróide, ilustrada nesta animação de vídeo, vai trazer o objeto para dentro da órbita da Lua, que orbita a Terra a uma distância de cerca de 384.600 km.


No momento de sua maior aproximação, que será hoje às 21:44 GMT (horário internacional), a rocha espacial passará a 0,7 distâncias lunares da Terra, ou 283,000 km de distância.

O asteróide 2013 UV3 tem seu diâmetro estimado entre 12 e 27 metros, o que significa que está no limite de tamanho de objetos próximos à Terra que seriam considerados como potenciais ameaças ao planeta, porém, devido a sua sua distância (0,7 distâncias lunares), não devemos nos preocupar com sua passagem, pois mesmo no momento de maior aproximação, o asteróide não oferece qualquer risco de colisão.

Cientistas da Agência Espacial estimam que já foram catalogados mais de 90% dos asteróides próximos da Terra, ou objetos em geral com diâmetros de aproximadamente 1 km. Esses enormes asteróides poderiam causar destruições em uma escala global se atingissem a Terra, o que não é o caso do 2013 UV3.

Por outro lado, os cientistas detectaram apenas uma pequena fração dos pequenos objetos que podem causar devastações localizadas. Os objetos menores, como o asteróide 2013 UV3 são mais difíceis de serem observados. 

Pesquisadores da NASA acreditam que já foram catalogados cerca de 30% dos asteróides próximos da Terra que têm diâmetro de aproximadamente 140 metros. Calcula-se cerca de 15 mil asteróides próximos da Terra com essa faixa de tamanho.

Enquanto isso, mais de 1 milhão de objetos próximos à Terra possuem cerca de 30 metros de diâmetro, e acredita-se que nem sequer 1% desses objetos foram detectado, segundo a NASA.

Muitos pesquisadores estão trabalhando para aumentar esse número. Somente este mês, cientistas e astrônomos amadores apresentaram ao Minor Planet Center dados de 122 objetos próximos da Terra e mais 3 cometas. Se considerarmos desde o começo do ano, já foram apresentados dados observacionais de 840 objetos próximos da Terra e outros 50 cometas.

NASA / JPL / Space

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...