A bolacha mais popular do mundo, da marca Oreo, pode ser tão viciante quanto a cocaína ou morfina. Pelo menos para os ratos, de acordo com um novo estudo.
A ingestão das bolachas em questão, ela ativa mais os neurónios no centro de prazer do cérebro que as drogas mencionadas.
A experiência foi conduzida nos EUA Connecticut College e procurou confirmar a teoria de que os alimentos com alto teor de gordura e açúcar causam uma dependência semelhante à causada por alguns medicamentos. Os pesquisadores, liderados pelo professor José Schroeder, construiu um labirinto em que uma das extremidades colocava bolachass Oreo, e do outro bolachas de arroz.
Em seguida soltavam, os ratos no labirinto e calcularam o tempo passado pelos roedores, no extremo, onde estavam as bolachas de Oreo.
Os resultados foram comparados com outra experiência em que os ratos numa extremidade recebiam injeções de cocaína ou morfina, enquanto que no outro era fornecido soro fisiológico.
As experiências determinaram que os ratos passavam muito tempo comendo Oreo como sob a influência de drogas.
É fato, para monitorar as proteínas c-Fos, que são marcadores de atividade neuronal no núcleo accumbens , a parte do cérebro responsável pelo prazer e dependência, os pesquisadores determinaram que as bolachas ativavam um número significativamente maior de neurónios do que as drogas.
Tais resultados permitem que os cientistas apontam um novo lado do risco apresentado por bolachas ricas em gorduras e açúcares. Essas 'bolachas' são muito populares entre as famílias de baixos recursos eo consumo é um fator que influencia os problemas de peso.
Tradução Google
Fonte: Rússia Today
Sem comentários:
Enviar um comentário