Cientistas russos demonstraram, através duma experiência levada a cabo a bordo da sonda espacial Bion-M, a hipótese da panspermia (segundo qual a vida podia ser trazida à Terra do espaço).
“Os meteoritos podiam ter trazido do espaço os germes de microrganismos, capazes de sobreviver à entrada do corpo nas camadas densas da atmosfera”, disse Vladimir Sychev, diretor científico da experiência Bion-M e vice-diretor interino do Instituto de Problemas Médico-Biológicos, discursando na Academia de Ciências da Rússia, numa conferência científica internacional por ocasião do 50º aniversário da fundação desse instituto.
Sychev lembrou que a sonda espacial Bion-M tinha sido lançada na primavera de 2013, tendo orbitado 30 dias. Em cápsulas instaladas na superfície externa da sonda encontravam-se diversos microrganismos. Ao re-entrar a sonda na atmosfera, sua superfície aqueceu-se para vários milhares de graus. Entre todos os microrganismos expostos, informações fidedignas acerca da sobrevivência foram obtidas só para as bactérias geradoras de esporos, disse o cientista.
“Uma colônia termófila sobreviveu, disse. – Desta forma, foi provada a hipótese da panspermia”.
Fonte: Voz da Rússia
Sem comentários:
Enviar um comentário