A Japan Aerospace Exploration Agency (JAXA) realizou uma série de testes de um canhão para a sonda cósmica Hayabusa 2. Ele servirá para extrair amostras do interior de asteróides.
Está previsto que um canhão localizado a cerca de 100 metros da superfície do asteróide dispare um obus metálico a uma velocidade de um quilometro por segundo. O obus vai criar uma cratera que os cientistas pretendem recolher amostras do solo desses corpos rochosos.
Esperam que a matéria extraída do asteróide forneça dados para aprofundar a história da formação deste tipo de corpos celestes.
De acordo com especialistas japoneses, como parte dos testes tenham conseguido que o obus acerte contra a concha branca à taxa calculada.
A missão Hayabusa 2 será especificamente como alvo o asteróide 162173 (anteriormente conhecido como JU3 '1999'), um dos asteróides Apollo perto da Terra. O lançamento da sonda está previsto para julho de 2014. Em 2018, a sonda atingirá o asteróide e monitorizá-lo por um ano e meio antes de voltar à Terra com amostras do seu solo . A chegada à Terra está prevista para dezembro de 2020.
Tradução Google
Fonte: Rússia Today
Sem comentários:
Enviar um comentário