segunda-feira, 21 de outubro de 2013

O trilho de sangue da conquista do espaço: Os piores acidentes em micro gravidade


A humanidade alcançou resultados incríveis na conquista do espaço, mas nem sempre se recorda da história do homem no espaço foi escrito com sangue, e desde o primeiro voo já morreram mais de 20 astronautas e cosmonautas.

Aqui está a lista dos piores desastres na história da exploração espacial compilados pelo portal Spacecom e prorrogada por nós.

1. Laika, o primeiro ser no espaço
O primeiro ser vivo enviado ao espaço foi a cadela Laika, lançado a bordo da nave soviética Sputnik 2 em 3 de novembro de 1957. A nave não tinha sistema de regresso à Terra, por isso foi condenada a morrer no espaço.


O cão morreu 5-7 horas decorrida a descolagem, devido ao stress e super aquecimento, talvez causado por um defeito no sistema de controle térmico da nave. No entanto, a experiência mostrou que um organismo podia sobreviver ao seu lançamento em órbita e suportar a micro gravidade.

2. Vladimir Komarov, o primeiro 'caíu' no cosmos
A catástrofe fatal primeiro voo tripulado na história da corrida espacial custou a vida ao cosmonauta Vladimir Mikhailovich Komarov, a 23 de abril de 1967 embarcou numa missão controversa como o único membro da tripulação a bordo da nave russa Soyuz1. O cosmonauta sabia que a nave tinha inúmeros problemas técnicos, mas realizou a missão.


Como esperado, a sonda falhou imediatamente após atingir a órbita: não só não conseguiu implantar um dos painéis solares, sistema de orientação, quebrou. Komarov fez o impossível, conseguindo trazer a nave para o caminho de destino, mas quando ele estava a uma altitude de sete quilómetros ambos os pára-quedas falharam e a nave chocou contra a Terra. Os pesquisadores descobriram ossos calcinados dentro da cápsula.

3. Fogo na cápsula Apollo 1
A história dos EUA missão lunar Apollo começou com uma tragédia. A 27 de janeiro de 1967, um mês antes do lançamento planeado na cápsula um incêndio durante uma simulação de lançamento que custou a vida de astronautas Gus Grissom, Ed White e Roger Chaffee.


Um curto-circuito num fio mal isolado causou um incêndio explosivo propagou-se muito rapidamente, e os astronautas morreram por asfixia em apenas 17 segundos. "Fogo no cockpit!" Foram suas últimas palavras. A falta de uma portinhola de emergência na cápsula em parte contribuiu para a tragédia, enquanto a equipe de terra demorou cinco minutos para abrir a cápsula. Após a investigação do acidente encontrou-se inúmeras falhas de segurança, por isso a NASA teve que fazer mudanças drásticas na concepção da nave Apollo antes de seu uso para garantir missões tripuladas.

4. Acidente de avião X-15, foguete 


Outra missão relacionada com Apollo levou a vida do astronauta Michael Adams, que caiu no X-15 avião-foguete em 15 de novembro de 1967, durante um treino. Adams chegou a uma altura máxima para este tipo de voo (80,5 km), mas o avião não suportou o aumento da pressão e caiu.

5. Soyuz 11: Asfixia no caminho de volta


Em 06 de junho de 1971 foi lançada a Soyuz 11, tripulada por Georgi Dobrovolsky, Vladislav Volkov e Viktor Patsayev. A nave espacial acoplada à estação orbital Salyut, manteve-se operacional durante 23 dias em órbita e, em seguida, iniciou a sua viagem de volta à Terra. A 30 de junho cápsula pousou com sucesso no Cazaquistão, mas os cosmonautas foram encontrados mortos. A investigação concluiu que a tripulação, que não tinha roupa espacial adequada, tinham morrido asfixiados devido a um escape de ar na cápsula. 

6. Space Shuttle Challenger
A nave espacial Challenger, operacional desde 1983, concluiu com sucesso nove voos quando a 28 de janeiro de 1986 ia fazer o décimo. Após 73 segundos da descolagem da  nave explodiu perante olhos horrorizados e incrédulos de testemunhas.


Houve ainda começou a bater palmas, pensando que era uma parada programada dos aceleradores. 
A cabine estava intacta e caiu no oceano. Pelo menos três dos ocupantes permaneceram conscientes após a explosão, eo  resto perdeu a consciência devido à falta de oxigénio. No entanto, aqueles que haviam sobrevivido à explosão morreram quando pedaços da nave caiu na água. A tripulação composta por Francis "Dick" Scobee, Michael J. Smith, Ronald McNair, Ellison Onizuka, Gregory Jarvis, Judith Resnik e Christa Corrigan McAuliffe.

7. Space Shuttle Columbia
Dezessete anos depois da tragédia Challenger, o programa Shuttle sofreu outro golpe fatal, quando a nave espacial Columbia se desintegrou durante a realização da reentrada atmosférica sobre o Texas em 1 de fevereiro de 2003. O acidente ocorreu a uma velocidade de 20.000 km / h. Os sete astronautas Rick Husband, William McCool, Michael P. Anderson, Ilan Ramon, Kalpana Chawla, David McDowell Brown, Laurel Clark morreram no local.


O desprendimento de um pedaço de isolamento térmico durante a descolagem causou o acidente. Testemunhas registaram a tragédia ocasional queda de detritos, enquanto algumas pessoas começaram a recolher os pedaços da nave e, em seguida, venderam em leilão 'on line'.



Tradução Google

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...