segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Olhe para o céu: 07 outubro chuva de estrelas Draconidas atinge o seu auge


A 7 e 8 de outubro atinge sua máxima intensidade das mais belas estrelas cadentes, as Draconidas, também conhecidas como as Giacobínidas

As Draconidas são particularmente uma bela visão, pois seus meteoros caem cerca de 20 quilómetros por segundo, uma taxa muito baixa em comparação a 70 quilómetros por segundo para chegar a outras chuvas de meteoros. Ou seja, enquanto nas demais chuvas as estrelas aparecem no céu apenas um segundo, Draconidas deslizam lentamente pelo céu. 

Este ano é especialmente adequado para a observação desse fenómeno que acontece no mês de outubro, como a lua crescente não será um obstáculo para observar. 

A chuva vai ser melhor observada no hemisfério norte, de acordo com os astrónomos. No hemisfério sul será perceptível na latitude cerca de -10 ou -15. É melhor para observar nas primeiras horas da noite. 

A chuva de meteoros é um fenómeno que ocorre quando a Terra passa através das partículas deixadas por um cometa. Neste caso, é o cometa 21P/Giacobini-Zinner, descoberto em 1900. A radiante, ou o ponto em que os meteoros parecem surge no céu corresponde à cabeça da constelação de Dragão, do qual o seu nome Draconidas.

Tradução Google

Fonte: RT


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...