Um asteróide que foi descoberto no sistema solar no início de 2012 vai-se aproximar da órbita da Terra a 8 de outubro.
O corpo celeste 2012 BX 34 , que foi detectado em 25 de janeiro de 2012 pelos participantes do programa norte-americano 'Catalina', com vista a encontrar e investigar pequenos corpos do sistema solar, tais como asteróides e cometas vai abordar a órbita da Terra esta terça-feira.
A distância entre o objeto astronómico e o planeta será de cerca de 54 milhões de quilómetros, de acordo com a agência de notícias russa Ria-Novosti.
Quando ele fez sua primeira aparição na história da Terra, em 2012, o asteróide passou a 60.000 quilómetros de distância do nosso planeta.
O corpo celeste foi classificado como um objeto próximo da Terra, ou seja, um objeto capturado pela força gravitacional do planeta que retorna periodicamente volta à sua trajctória.
Segundo os cálculos, estima-se que o diâmetro do objeto espacial é de cerca de 8-10 metros, ou seja, o tamanho médio de um autocarro.
Os pesquisadores do Centro de Planetas Menores, uma agência do Observatório Astrofísico Smithsonian, estimam o brilho da corpo celeste tem uma magnitude aparente de 14 anos, ou seja, semelhante ao brilho de Plutão.
Os cientistas dizem que por causa do tamanho do corpo celestial é potencialmente perigoso para o nosso planeta e que mesmo que seja atraído pela gravidade vai queimar ao entrar na atmosfera, uma vez que o diâmetro "crítico" destes objetos tem de exceder os 140 metros
Tradução Google
Fonte: RT
.
Sem comentários:
Enviar um comentário