segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Um único cometa poderia causar o aquecimento global catastrófico


Dois geólogos americanos de uma universidade em New Jersey dizem que têm uma forte evidência de que o aquecimento global que causou a extinção de várias espécies animais à 55 milhões de anos pode ter sido causado por um cometa.

Cerca de 55 milhões anos na Terra poderia ter sido um evento crucial. Um teste deste evento é o aumento da temperatura intensa (cerca de 5 ° C), que ocorreu no final do Paleoceno, um evento conhecido como " limite máximo térmico do Paleoceno-Eoceno ", e que foi a mudança mais radical das temperaturas da superfície do planeta, os dinossauros dominavam a Terra. 

Como resultado, embora a água nos mares tropicais experimentou um aumento "modesto" de um grau e meio (para chegar a 20 °C, aproximadamente), o Oceano Árctico aquecido, de acordo com várias estimativas, cerca de 10 °C. Este aquecimento levou à extinção de várias espécies de seres vivos. 

Ao analisar os sedimentos deste período numa plataforma superficial do Oceano Atlântico, os geólogos James Wright e Morgan Schaller, Rutgers University (New Jersey), chegaram à conclusão que a quantidade de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera aumentou mais que o dobro em apenas um ano. O seu estudo foi publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences

"Quando perguntado o que poderia causar uma libertação rápida de tanto CO2, James Wright responde que "a colisão com um cometa tem todos os números " .

Isto mostra que não foram encontrados traços de erupções enormes planetárias ou qualquer outro evento que possa causar um aumento tão significativo nas concentrações de dióxido de carbono. 

Os cálculos dos geólogos mostram que foram expelidos para a atmosfera mais ou menos três bilhões de toneladas de carbono. 

É difícil encontrar um "candidato mais apropriado do que um corpo astral para libertar para a atmosfera tal quantidade. Lembram também que, o nosso clima atual , há uma alta concentração de dióxido de carbono . Um cometa é capaz de expelir uma quantidade de CO2 o dobro da atual deve ter dimensões gigantescas. Por outras palavras, se a hipótese for confirmada geólogos americanos, estaríamos à frente de um empreendimento de enorme poder destrutivo . 

Tradução Google


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...