sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Aumentam pedidos do Estado para remoção de conteúdos da Internet


Uma nota da Google no seu blogue oficial dá conta de que os pedidos de eliminação de conteúdos da Internet têm vindo a aumentar nos últimos quatro anos, com destaque para o primeiro semestre de 2013. De Portugal partiram 30 pedidos entre Janeiro e Junho, dos quais 27 dizem respeito a tribunais.

“Entre Janeiro e Junho de 2013, recebemos 3.846 pedidos dos governos para remover 27.737 peças de conteúdo, um aumento de 68% em relação ao segundo semestre de 2012”, dá conta uma publicação divulgada no blogue oficial da Google, sobre o Relatório de Transparência, lançado em 2010 para fornecer provas concretas de como as leis e políticas dos países afectam o acesso à informação online.

A tendência, que a empresa classifica como preocupante, tem vindo a aumentar nos últimos quatro anos, com governos a pedirem a remoção de conteúdos políticos, juízes a solicitarem que se elimine informação onde constam, departamentos de polícia a requererem a eliminação de vídeos e blogues que mostram a sua conduta, e instituições locais, como Câmaras Municipais, a pedirem a ocultação de informações sobre os seus processos de tomada de decisão, de acordo com o motor de busca.

Difamação, invasão de privacidade e direitos de autor são os principais motivos invocados pelos requerentes.

No caso português, os tribunais foram responsáveis por três pedidos, respeitantes à remoção de 27 itens, enquanto outras entidades, como o Governo e a polícia, requereram três acções para a eliminação de outros tantos conteúdos.

A Google destaca o forte incremento de pedidos por parte da Turquia para remoção de informações, bem como da Rússia, desde que uma lista negra entrou em vigor no País.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...