A operação de resgate dos passageiros do navio russo, preso na Antártida desde 24 de dezembro, foi lançada hoje, após uma série de tentativas frustradas devido ao mau tempo e ao gelo, anunciou o chefe da expedição Chris Turney.
"O helicóptero chinês chegou ao Shokalskiy. É 100% certo de que seremos retirados! Um enorme obrigado a todos", escreveu num comentário no Twitter, citado pela agência AFP.
A operação de resgate aéreo dos passageiros do navio Akademik Shokalskiy chegou a ser anunciada hoje. Contudo, poucas horas depois, dava conta de que tinha sido suspensa devido ao gelo, com a Autoridade de Segurança Marítima Australiana a aventar até a possibilidade de o resgate não se realizar esta quinta-feira.
Ao abrigo do plano, os passageiros do navio russo Akademik Shokalskiy vão ser resgatados de helicóptero e transportados para o quebra-gelo chinês Xue Long e levados, posteriormente, numa barcaça até ao navio australiano Aurora Australis.
O 'tweet' de Chris Turney é acompanhado por um vídeo que mostra as imagens do helicóptero vermelho do quebra-gelo chinês Xue Long a tocar na pista marcada no gelo junto ao Akademik Shokalskiy.
"Se tudo correr bem seremos retirados dentro de uma hora", disse Turney no vídeo, de acordo com a AFP.
A Autoridade de Segurança Marítima Australiana afirmou estar ainda a aguardar pela confirmação oficial do Xue Long de que a operação estava em curso.
O organismo estima que o resgate dos 52 passageiros do navio, que inclui cientistas, turistas e jornalistas de várias nacionalidades, leve pelo menos cinco horas, dependendo das condições meteorológicas.
O Akademik Shokalskiy recorda a expedição efetuada, há um século, pelo explorador Douglas Mawson na Antártida, a qual ofereceu o primeiro estudo completo sobre o continente gelado.
Diário Digital com Lusa
Fonte: Diário Digital
Sem comentários:
Enviar um comentário