sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

EUA criam dispositivos militares que auto-destroiem-se, antes de cair nas mãos do inimigo

© DARPA

O Departamento de Defesa dos EUA está a trabalhar no desenvolvimento da electrónica de auto-destruição, quando recebem um sinal específico, para desse modo impedir que a tecnologia dos dispositivos não seja usada pelo inimigo quando cair nas suas mãos.

"Os produtos eletrónicos de consumo convencionais, feitos para uso diário, pode durar quase para sempre. Mas a DARPA [Agência de Pesquisa Avançada da Defesa] está à procura de uma maneira de criar eletrónica que dure exatamente o tempo necessário. 

Sua destruição poderia ser desencadeada por um sinal enviado para esse fim, ou quando estiverem reunidas certas condições ambientais", relata a agência no seu site oficial

O objetivo da DARPA é desenvolver uma classe de aparelhos eletrónicos que "conservem as capacidades das mais modernas tecnologias da atualidade e cumprem as condições necessárias e se degradem, parcialmente ou completamente". "Uma vez desencadeada a reação, este e-mail deve ser absolutamente inútil para um inimigo que poderia encontrá-lo." 

Em dezembro de 2011, o Irão foi capaz de invadir e capturar um dos drones mais avançadas dos EUA quando sobrevoava o espaço aéreo iraniano. Pouco depois de o Irão apresentou sua própria versão do drone dos EUA

O projecto do Departamento de Defesa dos EUA, chamado Recursos Programáveis que Desaparecem (VAR, sigla em Inglês), é o desenvolvimento de "micro sistemas electrónicos de baixo custo e de um uso único".

"Por causa da dificuldade de rastrear e recuperar todos os dispositivos eletrónicos no campo de batalha, o equipamento que tenha um sistema de programação que permite a auto-destruição e controlado remotamentea", acrescentou a agência. 

Para esse efeito, a DARPA concedeu cerca de quatro milhões de dólares para a empresa de informática IBM para fabricar o chip, por sua vez, informa o portal estatal Federal Business Opportunities.

Tradução Google

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...