quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Ratos gigantes podem invadir o planeta pelo efeito do homem e a evolução

© REUTERS Krishnendu Halder

Se a quantidade de grandes mamíferos é reduzida no futuro, uma "parte significativa" do ecossistema do planeta poderia estar à inteira disposição dos ratos do tamanho de vacas, advertem cientistas britânicos.

"Os animais vão evoluir ao longo do tempo as formas que lhes permitem sobreviver e ter descendência ", disse o geólogo Jan Zalasiewicz, da Universidade de Leicester, citado pelo jornal britânico 'The Daily Mail'

Por exemplo, no período Cretáceo, quando viviam os dinossauros, existiu mamíferos, mas eram muito pequenos, do tamanho de um rato, porque os dinossauros ocuparam os maiores nichos ecológicos. 

Uma vez que os dinossauros ficaram fora do caminho, estes pequenos mamíferos poderam evoluir de várias maneiras. "Ratos provavelmente poderiam tornar-se, pelo menos, tão grande como a capivara, maior roedor do mundo vivo hoje e que pode chegar aos 80 quilos. 

Se o ecossistema permanecer vazio o suficiente, então pode chegar a esse tamanho ", disse o cientista. 

O maior roedor extinto conhecido, o Josephoartegasia monesi, viveu três milhões de anos, era maior que um touro e pesava mais de uma tonelada.

O  geólogo britânico observou que, atualmente, já existem ilhas de ratos ': regiões isoladas onde os ratos introduzidos por humanos rapidamente se tornaram na espécie dominante.

Uma vez aparecem ali, competem com as espécies nativas e, por vezes, levam à extinção. "As ilhas de ratos "são como laboratórios" para estudar a evolução futura dos roedores ", e" cada um vai produzir resultados diferentes ", assinala Enala Zalasiewicz e explica que, assim, "no futuro haverá tanto ratos magros como gordos, ratos lentos e pesados, bem como ratos rápidos e ferozes, até ratos provavelmente aquáticos." 

© Wikimedia

"Os ratos são um dos melhores exemplos de uma espécie que eles ajudaram a expandir em todo o mundo, e foi adaptado com sucesso em muitos dos seus novos ambientes", disse o cientista. 

O gigantismo é bem uma resposta evolutiva conhecida que ocorre quando uma pequena criatura ocupa um nicho ecológico deixado por espécies maiores. 

Zalasiewicz acredita que os ratos podem ter uma grande influência sobre o futuro geológico da Terra e poderia, eventualmente, produzir alguns descendentes peculiares. 

Tradução Google



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...