segunda-feira, 12 de maio de 2014

Descoberto fóssil de organismo nunca antes visto

Descoberto fóssil de organismo nunca antes visto

Investigadores da Universidade da Califórnia encontraram um fóssil de um organismo que viveu há cerca de 575 milhões de anos. Tinha entre cinco a 80 centímetros de comprimento e entre cinco a 20 milímetros de largura. Recebeu o nome de Plexus ricei.

"Plexus não se parece com nenhum outro fóssil conhecido do [período] pré-Cambriano", afimrou Mary L. Droser, que lidera o laboratório que investigou o organismo. Acrescentou que apresenta caraterísticas que estavam apenas a aparecer naquela era no planeta, comparando-o a uma lagarta.

O Plexus ricei viveu no mar - tal como acontecia com todos os seres vivos naquela época - no período Ediacarano, que antecedeu o Cambriano, um dos mais importantes, pois foi quando várias formas de vida começaram a surgir.

O que está a intrigar os investigadores é o facto de parecer que este organismo tem uma simetria bilateral, algo que não acontecia neste período. "Os fósseis do Ediacarano deixam-nos completamente perplexos. Não se parecem com nenhum animal da atualidade e as suas formas de vida ainda são muito pouco compreendidas", salientou um dos investigadores Lucas V. Joel, cujo estudo foi publicado 'Journal of Paleonthology'.

O Plexus significa entrançado (referindo-se ao seu formato) e ricei deriva do último nome de Dennis Rice, do museu australiano, que contribuiu para a descoberta de diversos fósseis. Desapareceu há 540 milhões de anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...