Pôr os óculos para ver televisão ou trabalhar no computador poderá em breve tornar-se coisa do passado, agora que estão a ser desenvolvidos ecrãs que «corrigem» a visão do utilizador.
Uma imagem que apareceria «desfocada» para um utilizador sem óculos passará a surgir «perfeitamente nítida» aos olhos daquele indivíduo em particular.
A iniciativa é da Universidade de Berkeley em colaboração com investigadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT).
«Vivemos hoje num mundo em que os ecrãs são ubíquos, e poder interagir com os ecrãs é tomado como garantido», apontou o chefe da investigação, Ramesh Raskar.
«Pessoas com disfunções mais graves geralmente têm irregularidade na córnea, e esta forma irregular faz com que seja muito difícil conseguir colocar lentes adequadas», afirmou.
«Nalguns casos, isto pode ser uma barreira de impedimento à obtenção de um emprego, porque muitos trabalhos requerem que o funcionário olhe para um ecrã no âmbito das suas funções. Esta investigação poderá mudar as vidas destas pessoas, e estou muito entusiasmado com o potencial [do projecto]», destacou Raskar.
«A nossa técnica consiste na distorção da imagem de forma que quando o utilizador em causa olha para o ecrã, a imagem aparecerá nítida aos olhos daquele sujeito. Mas se outra pessoa olhar, a imagem parecerá desfocada», explicou.
Um protótipo baseado num iPod Touch adiciona uma nova camada, colocada entre duas camadas de plástico transparente. Um algoritmo é usado para ajudar a corrigir a imagem para o utilizador particular, sendo necessário fornecer à aplicação os dados recolhidos pelo oftalmologista.
Os investigadores esperam conseguir elaborar um modelo ao estilo de «protecção de ecrã» que se adapte a qualquer dispositivo, ao passo que o software será convertido para funcionar nas diversas plataformas.
Fonte: Diário Digital
Sem comentários:
Enviar um comentário