Um rapaz indiano de 17 anos foi submetido a operação em que lhe extraíram 232 dentes da boca. A cirurgia durou sete horas.
Ashik Gavai chegou ao hospital com um inchaço na mandíbula direita, disse à BBC Sunanda Dhiware, a chefe do Departamento de Ortodontia do JJ Hospital de Mumbai, maior cidade da Índia.
O adolescente já estava em sofrimento há 18 meses e foi da sua aldeia para Mumbai depois de os médicos locais não conseguirem identificar a causa do problema.
O pai de Ashik, Suresh Gavai, citado pelo jornal Mumbai Mirror, disse que o filho se queixava de dores intensas há um mês. «Eu estava preocupado que pudesse ser um cancro, por isso trouxe-o para Mumbai», disse Suresh.
Os cirurgiões tinham descrito a sua condição como «muito rara» e «um recorde mundial».
«O incómodo de Ashik foi diagnosticado como um complexo tumor odontogénico em que numa única cavidade da gengiva se formaram vários dentes. É um tipo de tumor benigno», disse Dhiware.
A cirurgiã contou que, no início, não podiam cortar os dentes, pelo que teve que usar dois instrumentos simples (um cinzel e um martelo) para arrancá-los.
«Pequenos dentinhos, que pareciam pérolas começaram a sair, um a um. Inicialmente, nós guardámo-los, pareciam verdadeiras pequenas pérolas brancas. Depois começamos a ficar cansados. Contamos 232 dentes», acrescentou.
A cirurgia, realizada na segunda-feira, envolveu dois cirurgiões e dois assistentes. Ashik tem agora 28 dentes.
«Nunca tinha visto nada igual na minha carreira de 30 anos», disse, Dhiware, descrevendo o caso como «muito raro», e salientando que estava «radiante de receber um caso tão interessante».
«De acordo com a literatura médica disponível sob o assunto, tínhamos conhecimento de um caso que afetou a mandíbula superior em que, no máximo, 37 dentes foram extraídos a partir do tumor. Mas, no caso de Ashik, o tumor foi encontrado no fundo da mandíbula inferior e tinha centenas de dentes», afirmou.
Fonte: Diário Digital
Sem comentários:
Enviar um comentário