Em vez do MH17 da Malaysia Airlines, um avião indiano ou um singapurense poderiam ter sido abatidos na Ucrânia. A Índia nega mas Singapura confirma.
Singapore Airlines SQ351 (B777) and Air India AI113 (B787) were about 25 km from #MH17 when it disappeared. pic.twitter.com/BVDMlqGOjG— Flightradar24 (@flightradar24) 17 julho 2014
Tudo indica que um avião da Air India e outro da Singapore Airlines voavam perto do MH17 da Malaysia Airlines quando este foi abatido por um míssil, alegadamente disparado pelos radicais pró-russos quando sobrevoava no espaço aéreo da Ucrânia, a 17 de julho.
O Governo indiano sempre negou o facto. Porém, esta segunda-feira, as autoridades de Singapura confirmam-no em comunicado.
O ministro dos Transportes de Singapura, Lui Tuck Yew, disse no Parlamento que o voo SQ351 viajava apenas a 90 quilómetros do aparelho da Malasya Airlines no momento em que este foi abatido. Porém, esse voo, que viajava de Copenhaga para Singapura, dirigia-se para oeste, direção contrária à do MH17.
Apesar de o Governo indiano negar a presença de um avião da Air India nas proximidades, uma imagem da altura recolhida do site flightradar24 (usado para verificar a localização de aviões) mostra-o muito perto do incidente. O voo em causa seria o que viajava de Nova Deli para Birmingham e, segundo revela o "Times of India", estaria ainda mais próximo, nomeadamente a 25 quilómetros do MH17, ou seja, a 90 segundos.
O ministro singapurense confessou ter revelado os dados já que "não havia restrições para aviões a voar acima dos 32 mil pés (9800 metros) ou alguma informação que sugerisse ameaças para voos a essa altitude".
Fonte: Expresso
Sem comentários:
Enviar um comentário