A Super Lua deste domingo será a maior e mais brilhante deste ano
NASA
|
O fenómeno deixa a Lua maior e mais brilhante e acontece quando o satélite chega ao ponto mais próximo da Terra
O fenómeno da "Super Lua" regressa este domingo. Uma noite de verão, com céu limpo, sem nuvens em que vale a pena olhar para o céu para ver a Lua Cheia bastante maior e mais brilhante do que o habitual.
Esta é a segunda vez este ano que a "Super Lua" acontece (a primeira foi a 12 de julho) e em Setembro o fenómeno repete-se, de acordo com oObservatório Astronómico de Lisboa.
A Lua Cheia vai estar este domingo maior e mais brilhante do que estamos habituados. Todos os meses, a Lua pode estar num ponto da sua órbita que se encontra mais próximo da terra (perigeu) ou num ponto em que se encontra mais afastada (apogeu). Assim, o fenómeno da Super Lua deve-se à coincidência da Lua Cheia ocorrer no perigeu orbital, ou seja, quando o satélite está no ponto de sua órbita mais próximo da Terra. Nestas condições a Lua Cheia será vista cerca de 14% maior e 30% mais brilhante do que é costume.
A Super Lua pode ser avistada, em Portugal, a partir das 19:09 horas. E, de acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa , este domingo, o tamanho e o brilho da Lua cheia serão os maiores este ano. De resto, para apreciar melhor o fenómeno, o melhor é apanhar a Super Lua quando ela nasce e junto ao horizonte - o melhor momento também, para a fotografar.
É a 9 de Setembro deste ano, que a Lua Cheia volta a transformar-se em Super Lua.
Fonte: Dinheiro Vivo
Sem comentários:
Enviar um comentário