Investigação foi transformada em programa e a BBC transmite hoje o primeiro de uma série de episódios
Laseres, magnetómetros e técnicas de sensoriamento remoto, um scanner 3D e radares de penetração no solo. Tudo digno de uma investigação chamada “The Stonehenge Hidden Landscape Project”, que está a criar um mapa digital da paisagem envolvente do famoso alinhamento megalítico.
Durante quatro anos, uma equipa de cientistas esteve no condado de Wiltshire, Sul de Inglaterra, e conseguiu imagens de alta resolução do que está por baixo das pedras de Stonehenge. Ninguém esperava o que a investigação revelou. A tecnologia usada permitiu à equipa recolher imagens de estruturas até 4 metros de profundidade e com as imagens de alta resolução os investigadores criaram um mapa tridimensional. O que é que encontraram? Primeiro, a equipa coordenada por Vincent Gaffney, da Universidade de Birmingham, viu enormes estruturas, de pedra e madeira, que provam que Stonehenge estava cercada de outros monumentos. Agora viram vestígios de um gigantesco círculo de pedras – muito maior que aquele que se conhece na planície de Salisbury –, composto de cerca de 60 pedras enormes e pilares, formando uma circunferência de 1,5 km de diâmetro. E assim se percebe por que razão esta estrutura já foi apelidada de super-henge. O círculo que rodeia o sítio arqueológico Durrington Walls, como escrevia ontem a BBC no seu site, faria parte de uma área de importância religiosa onde os arqueólogos contaram, para já, pelo menos 17 outras estruturas, 15 delas monumentos. Todas estas descobertas ganharam a forma de programa televisivo e hoje à noite a BBC transmite o primeiro de vários episódios.
Esta é apenas a ponta do icebergue das várias descobertas feitas ao longo de quatro anos. No seu conjunto vêm lançar uma nova luz sobre um dos sítios mais míticos do planeta. Stonehenge não estava sozinho naquela vasta planície e as várias construções datam de diferentes épocas o que leva a crer que durante muito tempo se viveu ali uma espécie de work in progress.
Fonte: Jornali
Sem comentários:
Enviar um comentário