terça-feira, 16 de setembro de 2014

Sangue artificial e método de oxigenação inovador em destaque no YES Meeting

Sangue artificial e método de oxigenação inovador em destaque no YES Meeting

Radu Silaghi-Dumitrescu, criador de uma inovação em sangue artificial, e John Kheir, líder da equipa que concebeu um sistema de administração de oxigénio por via intravenosa, vão estar esta sexta-feira, dia 19 de Setembro, às 11:30, no Centro de Investigação Médica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), para participar no Young European Scientist Meeting (YES Meeting).

Radu Silaghi-Dumitrescu integra a maior universidade da Roménia, em Babes-Bolyai. Com apenas 40 anos, o especialista em Química Inorgânica conseguiu produzir sangue artificial. Constituído por uma proteína extraída de animais marinhos invertebrados – a hemiritrina – a utilização deste sangue poderá ajudar a reduzir as taxas de infecção durante a doação e garantir o fornecimento de sangue aos pacientes durante várias horas. Esta inovação já foi testada de forma bem-sucedida em ratos. Os investigadores das Transilvânia esperam agora pelo próximo passo, os testes em humanos.

John Kheir é investigador da Harvard Medical School e cardiologista na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Pediátrico de Boston (EUA). O especialista liderou a equipa responsável pelo desenvolvimento de um método que possibilita a administração intravenosa de oxigénio usando micropartículas. O conceito, que está a ser testado em vários modelos animais, tem um enorme potencial em termos de melhoria dos cuidados de saúde. Por exemplo: os pacientes incapazes de respirar na sequência de uma insuficiência respiratória aguda ou de uma via aérea obstruída precisam urgentemente de outra forma de obter oxigénio, para evitar uma paragem cardíaca e lesões cerebrais. A administração de oxigénio por via intravenosa daria uma resposta eficaz nestes casos.

Totalmente organizado por estudantes da FMUP, o YES Meeting é um evento científico internacional, destinado a investigadores das áreas biomédicas, que reúne anualmente mais de 300 jovens cientistas dos quatro cantos do Mundo, na cidade do Porto.

Este ano, o evento inclui cinco sessões dedicadas aos temas das Neurociências, Medicina Interna, Saúde Mental, Oncologia e Cirurgia, para além de integrar cerca de 15 workshops sobre temas tão diversos como Sexologia, Radiologia de Intervenção, Pequena Cirurgia ou Cuidados Intensivos, que visam «complementar a formação biomédica dos participantes», explica a organização do evento. 

Mais informações em http://yesmeeting.org.

Fonte: DD

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...