sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Será um cogumelo? Será um peixe? Comunidade científica está intrigada…

Será um cogumelo? Será um peixe? Comunidade científica está intrigada…

Cientistas acabam de descobrir um animal com a forma de um cogumelo, baptizado de Dendrogramma, enquanto analisavam organismos recolhidos nas profundezas dos oceanos, no mar da Tasmânia, entre a Austrália e a Nova Zelândia.

A espécie em forma de cogumelo desafia todos os sistemas de classificação conhecidos até agora. Especula-se que o animal seja um «fóssil vivo», que data de há mais 450 milhões de anos, mas serão necessários mais estudos para poder confirmar a sua datação, afirmaram os cientistas, num artigo publicado na revista PLOS ONE.

«Descobrimos um animal que não consta do nosso sistema de classificação», segundo o líder do grupo de investigadores, Jean Just, do Museu de História Natural da Dinamarca.

Just e os seus colegas encontraram o organismo a uma profundidade entre 400 e 1.000 metros. Tem cerca de 1,5 milímetros de altura e aparenta a forma de um cogumelo.

É revestido por uma densa camada gelatinosa, que se encontra tanto no exterior do seu corpo como nas células gástricas. Tem ainda boca e ânus.

Das várias espécies recolhidas, estes poderão vir a constituir um novo género no reino animal. Durante as pesquisas, os investigadores encontraram dois animais distintos: o Dendrogramma enigmatica e o Dendrogramma discóides, ambos de uma nova família, a Dendrogrammatidae.

Fonte: DD

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...