Um modelo de telescópio «low cost» para imprimir em três dimensões oferece imagens cuja qualidade rivaliza com as captadas por aparelhos dez vezes mais caros.
Bastam 100 libras (cerca de 127 euros) para imprimir o telescópio PiKon, mas é necessário ter uma impressora 3D, que custa pelo menos umas 400 libras (508 euros), de acordo com o site Metro.
O modelo é da autoria dos investigadores da Universidade de Sheffield, que sublinham que se trata de uma grande mudança, depois de terem publicado online os planos para a impressão do telescópio.
O «cérebro» do telescópio é um computador Rasperry Pi de 25 libras (32 euros), disponível para compra online, e é feito de outras partes como as lentes e espelhos, também à venda na Internet.
Este computador é tão pequeno que pode ser instalado directamente no espelho, oferecendo um zoom de 160 vezes, suficiente para observar com detalhe a lua, galáxias, constelações e alguns planetas.
Segundo o cientista Mark Wrigley, o telescópio, inspirado num design de 1668, de Isaac Newton, vai ao encontro da «democratização da tecnologia, tornando-a barata e disponível ao grande público».
Fonte: DD
Sem comentários:
Enviar um comentário