quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Britânicos fazem angariação de fundos pela Internet para perfurar a Lua

Imagem do vídeo

Um consórcio de empresas britânicas conta com a ajuda de todos para, através da Internet, reunir cerca de 750 mil euros para dar início a uma missão especial na Lua.

O consórcio está a angariar dinheiro através do crowdfunding, no site Kickstarter, e espera reunir 600 mil libras (cerca de 650 mil euros) nos próximos 28 dias. Por agora, já foram doados quase 159 mil libras (198 mil euros).

O objetivo deste grupo de empresas é lançar uma missão na Lua, e perfurá-la a uma profundidade de no mínimo 20 metros, o que será dez vezes mais do que foi feito até agora. Com isto, dizem, é alcançar rocha com mais de 4,5 mil milhões de anos e descobrir a composição geológica da Lua, a sua relação com a Terra e os efeitos dos asteróides.

O projeto compromete-se a deixar uma cápsula do tempo na Lua, a qual terá dois arquivos: um público, com registos da vida na Terra, a história da humanidade e uma base de dados que retrate a biodiversidade no planeta; e um privado, que reunirá aquilo que os contribuintes do projeto queiram. Mas, tudo depende da quantia doada. 15 libras (menos de 19 euros) dão direito a uma certificado de agradecimento enviado por email, mas 600 libras (650 euros) já dão direito à possibilidade de vir a dar o nome ao módulo lunar.

O projeto terá uma duração de nove anos, com as várias fases já pré-definidas, que culminarão no lançamento da sonda que irá explorar o solo lunar, em 2023. Para isso, depois desta campanha de angariação de fundos, deverão surgir outras, uma vez que, estima-se, sejam necessários 3 mil milhões de libras (3,7 mil milhões de euros) para o concluir.


Fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...