sexta-feira, 7 de novembro de 2014

É possível controlar cérebros através da Net


A Universidade de Washington testou a transmissão de pensamentos através da Internet com sucesso. 

Esta equipa de investigação conduziu um teste no ano passado com um par de pacientes e agora alargou o estudo para incluir seis pessoas: três emissores e três recetores. A equipa ligou os cérebros dos utilizadores a máquinas de eletroencefalogramas (EEG) e testou a transmissão de pensamentos para o controlo de um jogo.

O objetivo dos pares era defender uma cidade, mas os emissores estão a ver o jogo e não podem interagir com os canhões de defesa. Para isso, têm de comunicar com os recetores que recebem as instruções de como colocar as defesas para proteger a cidade do jogo. Os recetores estiveram colocados noutro local físico do campus da Universidade, usando uma espécie de touca e ligações nas zonas do cérebro que comandam as mãos. Os recetores, por seu lado, não estavam a ver o jogo e tinham nas mãos o touchpad que o controlava. Os emissores conseguiram com sucesso enviar os seus pensamentos para controlo do jogo e os recetores conseguiram interpretar estes comandos e montar a defesa desejada, sem estarem a ver a ação que se desenrolava no ecrã, noticia o Engadget.

A equipa de investigadores concluiu que os recetores atuavam numa fração de segundo e que a precisão da resposta varia entre os 25 e os 83%. As grandes falhas, aparentemente, terão acontecido na ação do emissor que não transmitiu corretamente as suas intenções.

A equipa garantiu fundos de um milhão de dólares para prosseguir o estudo.

Veja o vídeo abaixo, em inglês, sobre o este estudo.


Fonte: EI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...