Uma equipe internacional de cientistas descobriu em uma galáxia distante, situada a 90 milhões de anos-luz da Terra, um objeto pouco comum, denominado SDSS1133. A revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society publica os resultados da descoberta e dos estudos posteriores.
Ao explorar a galáxia anã distante Markarian 177, localizada no copo da constelação de Ursa Maior, os astrofísicos descobriram, usando o observatório W.M. Keck no Havaí, o telescópio Pan-STARRS1 e o satélite Swift da NASA, uma fonte de luz fora do comum.
O objeto descoberto pode ser um buraco negro super maciço, mas, ao mesmo tempo, ele dista 2.600 anos-luz do centro da sua galáxia, especifica o artigo.
Os investigadores não excluem que o objeto exótico pode ser também um remanescente de uma estrela enorme de tipo raro, a chamada variável luminosa azul.
Os autores do trabalho científico expressam mais uma outra suposição – a de observar uma fusão de duas galáxias menores e, por conseguinte, a interação de dois buracos negros destes aglomerados estelares,
Fonte: VR
Sem comentários:
Enviar um comentário