Como será que a Internet chegará a todos nós no futuro? Que novidades surgirão para que possamos ter Internet tal como temos ar para respirar?
Sim, porque cada vez mais o mundo precisa da Internet para “viver”, quer isso traga consequências boas, quer seja nefasto para as relações entre seres humano. Há várias teorias de como será no futuro o viver intimamente com a Internet, mas o projecto Outernet é revelador dessa evolução e do que podemos esperar um dia.
O Projecto Outernet:
Neste momento está a decorrer uma campanha de angariação de fundos de forma a financiar a criação de uma “lanterna” que possa fornecer Internet de forma gratuita para qualquer local do mundo através de ondas de rádio. O objectivo inicial é conseguir dinheiro suficiente para garantir a transmissão de 2 MB por dia.
Como funciona esta “lanterna”?
Basicamente este dispositivo vai receber continuamente ondas de rádio transmitidas pela Outernet colocada no espaço, em satélites. Depois de receber essas ondas a lanterna transforma o sinal em ficheiros, quer sejam eles páginas Web, artigos de notícias, e-books, vídeos e até músicas.
Este dispositivo é capaz de receber e armazenar qualquer tipo de ficheiro digital na sua unidade de armazenamento interno. Sendo que para aceder a essa informação basta ligar o seu dispositivo móvel à lanterna via Wi-fi, necessitando apenas de um browser para visualizar toda a informação.
Posto isto, a Lanterna pode ser caracterizada como uma biblioteca portátil anónima que receberá constantemente dados gratuitos.
Quadro de Investimento
Vantagens da Lanterna
Dados gratuitos para sempre. Inicialmente a Lanterna terá um limite de recepção que ronda os 2 MB por dia, no entanto, e dependendo do sucesso da campanha, poderá ser possível transmitir até 100,MB de informação por dia sem nunca ter de pagar por esses dados;
Portabilidade. Este ainda é o protótipo mas o produto final terá o peso e o tamanho de uma lanterna tradicional;
Alimentado por energia solar. Caso não tenha nenhuma fonte de energia por perto, basta utilizar a maior fonte de energia do universo, o sol. Desta forma poderá carregar a sua Lanterna através da energia solar;
Dados a serem transmitidos são decididos pelo utilizador. Sendo que uma parte do conteúdo está reservada para actualizações e para conteúdo patrocinado;
Pode receber vários tipo de sinais, quer sejam eles de diferentes satélites como de diferentes frequências;
Se ligar a Lanterna a uma antena parabólica poderá ainda receber dados a uma velocidade muito superior, velocidade esta que ronda os 200 MB por dia, podendo este valor subir ainda mais;
Permite a qualquer utilizador que tenha um smartphone, computador, tablet ou qualquer outro dispositivo com tecnologia Wi-fi interagir com o conteúdo da Lanterna.
Já imaginou em qualquer país deste mundo, livre, oprimido, devastado por uma catástrofe ambiental ou em guerra, haver acesso à Internet, à informação, livremente?
Basicamente este dispositivo é uma livraria que poderá fornecer qualquer tipo de “conteúdo digital” para qualquer pessoa onde quer que ela esteja, podendo mesmo esta tecnologia revolucionar a forma como é transmitida a Internet em todo o mundo.
Fonte: pplware
Sem comentários:
Enviar um comentário