sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Lúcia escolheu papel especial para terceira parte do segredo de Fátima

Manuscrito da terceira parte do Segredo de Fátima esteve em exposição. Foto: Santuário de Fátima
Esta é a primeira conclusão de um estudo científico que o Centro de Física Atómica da Universidade Nova de Lisboa está a fazer ao manuscrito a pedido do Santuário.

O papel onde a irmã Lúcia escreveu a terceira parte do segredo de Fátima não é o mesmo que utilizava noutras ocasiões. Esta é a primeira conclusão de um estudo científico que o Centro de Física Atómica da Universidade Nova de Lisboa está a fazer ao manuscrito a pedido do Santuário. 

"Verificámos observando e comprovámos já experimentalmente", disse à RenascençaMaria Luísa de Carvalho, coordenadora do estudo. Garante que tal "não põe em causa a autenticidade do documento", uma vez que "uma pessoa pode escrever em vários tipos de papel". 

Para a investigadora, a escolha do papel de qualidade superior terá sido intencional. Maria Luísa de Carvalho acredita que "a Irmã Lúcia quis que este documento tivesse um relevo e um tratamento completamente diferente de tudo quanto ela escrevia". 

Os investigadores esperam agora receber os envelopes onde o manuscrito seguia e que se encontram no Vaticano para conseguirem comprovar a utilização daquele tipo de papel na época. 

"Marcas importantes" 
O estudo foi pedido ao Centro de Física Atómica da Universidade Nova de Lisboa pelo próprio Santuário de Fátima mais como uma "curiosidade científica". 

O manuscrito esteve dois dias, 3 e 4 de Novembro, nos laboratórios da instituição científica e foi analisado com equipamento científico não invasivo. 

Manuscrito foi analisado com equipamento científico não invasivo. Foto: DR

"Qualquer diploma da história de um país ou de uma comunidade, neste caso da comunidade de fiéis que se reúne em torno da mensagem de Fátima, é importante", diz Marco Duarte, director do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima. 

"[São] Marcas importantes e quanto mais as pudermos estudar a qualquer nível melhor", reforça. 

As conclusões podem sempre, salienta Marco Duarte, "dizer-nos se se trata de um documento daquela época". Até porque "pode haver ainda alguém a hesitar sobre a autenticidade daquela documentação ou daquele documento". 

Deste estudo faz também parte a análise dos documentos da primeira e segunda partes do segredo de Fátima, cujos manuscritos são propriedade da diocese de Leiria-Fátima que, por um protocolo assinado a 7 de Outubro, se encontram à guarda do Santuário. 

Os resultados do estudo serão publicados numa edição que o Santuário está a preparar sobre o Segredo de Fátima e numa revista científica internacional da especialidade. 

O manuscrito da terceira parte do Segredo de Fátima esteve em exposição entre 30 de Novembro de 2013 e 31 de Outubro, que foi vista por 227.921 pessoas. O documento pode ser visto na versão virtual da exposição.

Fonte: RR

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...