Identidade foi confirmada através de análises de ADN. Há 1639 soldados americanos que continuam dados como desaparecidos na Guerra do Vietname.
Os restos mortais de um soldado norte-americano que desapareceu em combate perto da fronteira com o Camboja durante a Guerra do Vietname foram identificados e devolvidos à família, informou hoje a embaixada dos EUA em Phnom Penh.
Cientistas do Departamento de Defesa norte-americano conseguiram descobrir a identidade de James L. Van Bendegom, através de análises de ADN, 47 anos depois de ter sido dado como desaparecido, indicou a representação diplomática dos Estados Unidos.
A unidade que integrava foi atacada a 12 de julho de 1967, havendo relatos de norte-americanos que regressaram a casa que indicava que o soldado tinha morrido no Camboja na sequência de ferimentos infligidos durante o conflito. Aquando da captura, Van Bendegom tinha 19 anos.
Em 1986, um vietnamita que se encontrava num campo de refugiados da Tailândia entregou o que alegou serem os restos mortais de um antigo soldado às autoridades norte-americanas.
"Na altura, a informação facultada pelo cidadão vietnamita não foi corelacionada com qualquer membro do serviço americano desaparecido", referiu a embaixada em comunicado citado pela AFP.
Contudo, testes de ADN foram recentemente levados a cabo e os resultados mostraram que corresponde ao dos familiares de Van Bendegom.
Os restos mortais foram repatriados para os Estados Unidos e levados a enterrar, com honras militares, numa cerimónia decorrida no passado dia 11 na terra natal de Van Bendegom, Kenosha (Wisconsin).
Segundo a embaixada norte-americana, há 1639 soldados americanos que continuam dados como desaparecidos na Guerra do Vietname, dos quais 52 alegadamente no Camboja.
Fonte: DN
Em Portugal é assim:
Restos mortais de ex-militares são usados para magia negra
Fonte: kuribeka
Sem comentários:
Enviar um comentário