quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Robô tentará aterrar em cometa pela primeira vez no próximo dia 12

Robô tentará aterrar em cometa pela primeira vez no próximo dia 12

Está marcada para o próximo dia 12 de Novembro uma missão que pode ser um feito inédito para o homem no espaço. Nesta data, a agência espacial europeia (ESA) tentará fazer aterrar um robô num cometa. Se conseguir, será a primeira vez que uma sonda será colocada nestes corpos congelados.

O robô Philae será ejectado da nave Rosetta em direção ao cometa 67P/Churyumov, que tem 4 km de largura, na manhã do dia 12.

O local escolhido para o pouso é uma das extremidades do cometa, que tem a forma parecida com a de um pato de brinquedo. A nave estará a 509 milhões de quilómetros da Terra neste momento. Será o ponto alto de uma missão que começou há quase uma década.

Espera-se que descida da sonda até ao cometa, que estarão a 20 km de distância um do outro, leve cerca de sete horas. Meia hora depois, os cientistas saberão se a missão foi bem-sucedida ou não.

Existe o risco da sonda simplesmente cair da superfície do cometa, o que tem muito pouca gravidade. Para evitar isso, serão usados parafusos e arpões para que o robô seja capaz de se fixar.

Se o robô conseguir aterrar na superfície do cometa, será dado início a uma série de experiências para analisar a sua composição e estrutura.

Os dados e imagens recolhidas serão enviados para a nave, de onde serão retransmitidos para a Terra.

Cientistas acreditam que os cometas contêm matéria ainda intacta da formação do Sistema Solar, há 4,5 mil milhões de anos.

Fonte: DD

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...