Investigadores da Universidade de Stanford criaram um mecanismo que permite a humanos subirem por paredes de vidro replicando o método usado por lagartixas.
A equipa do Departamento de Engenharia Mecânica criou um sistema de adesivos para seres humanos usarem nas mãos e subirem por paredes de vidro como se fossem lagartixas. Este réptil tem um corpo leve e pequeno, pelo que o seu adesivo natural não precisa de ser muito forte. Os dedos das lagartixas estão cobertas de pelos microscópicos que exploram as forças van der Waals para subir na vertical pelas superfícies. Estes pelos, explica aPopular Science, formam uma ligação com a superfície, ajudando a subir.
O projeto da equipa de Stanford usa adesivos octagonais e que permitem a um adulto com até 70 quilos subir por uma parede em 90 segundos.
O projeto está a ser seguido atentamente por autoridades militares e sabe-se que a DARPA está a desenvolver iniciativas semelhantes para robôs e para humanos. Este método, por agora, só pode ser usado em superfícies planas e limpas, não sendo ainda possível usá-lo em terrenos montanhosos, por exemplo.
Fonte: EI
Sem comentários:
Enviar um comentário