O projeto Blackout City, do editor de vídeo e astrónomo amadorNicholas Buer, começou a ganhar forma em agosto de 2013 e só esta semana ficou pronto. Como conta o próprio na página doVimeo, a ideia é mostrar como seria o céu noturno de uma grande cidade - Londres, no caso - se não existisse iluminação artificial.
No vídeo em 'time-lapse', Buer sobrepôs imagens da cidade - captadas durante o dia e processadas para ficar com aspeto noturno - a outras do céu captadas à noite numa região pouco habitada do sul de Inglaterra, na mesma latitude de Londres. Consegue assim fazer com que as constelações visíveis no vídeo estejam sincronizadas com o que se veria se a capital britânica estivesse às escuras.
O resultado é fascinante. E pode também servir como "amostra" do que o ser humano perdeu desde que inventou a iluminação artificial.
Nicholas Buer conta que teve a ideia deste projeto quando leu num artigo que, durante um corte de luz geral em Los Angeles, nos EUA, em 1994, houve quem ligasse para o serviço de emergência (o equivalente ao 112) queixando-se de que havia estranhas nuvens no céu. Tratava-se das estrelas da galáxia em que vivemos, a Via Láctea, normalmente ofuscada pela luz artificial. Muitos que nascem e vivem toda a vida numa grande cidade nunca a chegam a ver...
Fonte: DN
Sem comentários:
Enviar um comentário