quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Espiões norte-americanos querem supercomputador supercondutor


A comunidade de inteligência dos EUA lançou um concurso para a criação de um supercomputador supercondutor. Northrop, Raytheon e IBM venceram e vão desenvolver a máquina nos próximos anos.

Este tipo de aparelhos visa contornar o desafio de ser necessária muita energia para alimentar um supercomputador. O Cryogenic Computer Complexity vai ser desenvolvido pelas três empresas que ganharam o concurso. «Os computadores baseados na lógica integrada de supercondução, com novos tipos de memória criogénica vão permitir a expansão das capacidades atuais, enqunato se mantêm os gastos estimados de energia e espaço. Os computadores poderão assim evoluir para a exoescala», explica um dos responsáveis do projeto, citado pela Reuters.

A nova tendência dos supercomputadores será a exoescala, onde se tentará desenvolver a capacidade de processamento, enquanto se mantêm as exigências energéticas.

Não se sabe qual o montante investido pelos EUA neste concurso, mas acredita-se que a decisão tenha sido apressada depois de uma competição entre Europa, China e Japão para ver quem tinha o computador mais rápido do planeta.

Fonte: EI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...