sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Google lança balões que levam internet aos lugares mais remotos do mundo

"Balões Loon".
Google vai juntar-se realidade à agência espacial francesa para aumentar cobertura da internet.

A Agência Espacial Francesa e a Google criaram um projeto, chamado Loon, para levar a internet a todos os lugares do mundo, através de uma rede de balões.

O Projeto Loon consiste numa rede de balões que vão viajar na fronteira com o espaço, aproveitando os ventos estratosféricos. O projeto está pensado para chegar a sítios com uma má cobertura de rede, zonas remotas ou rurais, e também para montar redes de emergência depois de catástrofes, para que as pessoas possam aceder novamente à internet.

Os balões, cheios de hélio, devem subir até 15 a 40 km da superfície da terra, e estão pensados para flutuarem na estratosfera. Nesta zona, devido às características desta camada, os balões conseguem mover-se na direção desejada da viagem, através do vento.

O projeto requer que os utilizadores se liguem à rede do balão através dos seus telemóveis, ou outros dispositivos, através de uma parceria com empresas de telecomunicações. O sinal é transmitido para a rede do balão e depois de volta para a internet global na Terra.

Cada balão destes pode cobrir uma área terrestre de aproximadamente 40km de diâmetro. Os balões, feitos de folhas de plástico, medem quinze metros de largura por doze metros de altura, e foram pensados para durar cerca de 100 dias na estratosfera. Quando um balão está pronto para ser retirado, o gás é retirado e ele volta à Terra numa descida controlada.

A experiência pioneira do "Proyecto Loon" aconteceu em 2013, na Nova Zelândia, onde foram lançados cerca de 30 balões. Depois disso, foi a vez da Califórnia e do Brasil acolherem esta ideia.


Fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...